Cidadania

“Não existe febre aftosa no Paraná”, garante Pessuti
17-02-2006 17:21

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, esclarece que não admitiu em hipótese alguma a confirmação de quatro focos de aftosa no Paraná. Segundo ele, suas declarações foram de que o Ministério da Agricultura pode confirmar os focos da doença no Estado. “Disse que se trata de uma possibilidade. E não de um fato consumado”, afirmou.

Pessuti, que está em Cascavel para o encerramento do Show Rural Coopavel, comentou que “há tendência e vontade do Ministério de reconhecer focos nessas propriedades, mas que o Governo do Estado está fazendo o possível para que isso não aconteça”.

Além de negar que tenha dado qualquer declaração que confirmasse a existência de febre aftosa no Paraná, Pessuti lembrou que todas as amostras coletadas na Fazenda Cachoeira, em São Sebastião da Amoreira, e enviadas para o Setor de Virologia do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Belém (PA), tiveram resultado negativo para a doença.

Pessuti reforçou que no Paraná não há febre aftosa e lembrou ainda que desde outubro de 2005, quando o Ministério da Agricultura levantou a suspeita de haver a doença do Estado, “todas as medidas de segurança foram tomadas, mas que até hoje nenhuma animal ficou doente e o vírus sequer foi isolado”.

“A nossa postura é a mesma do ano passado. Continuamos afirmando que não temos aftosa aqui e vamos lutar para que o Ministério não levante novamente suspeitas que podem prejudicar a economia do Paraná”, declarou, lembrando que o único argumento usado pelo Governo Federal para afirmar que há a doença no Estado é que o Paraná recebeu animais de uma região contaminada, no Mato Grosso do Sul.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado