Ciência e Tecnologia

Alinhamento lunar poderá ser visto em Curitiba
28-08-2014 20:55

No dia 30 de agosto o alinhamento da Lua com os planetas Saturno e Marte poderá ser visto no céu da Capital paranaense, entre 18h30 e 23h. Para quem deseja ver o fenômeno mais de perto, a opção é visitar o Planetário Digital, localizado no Campus Curitiba da PUCPR. A conjunção também poderá ser vista no Planetário no dia 6 de setembro.

“Marte e Saturno já podem ser vistos próximos um do outro no céu. Com o movimento da Terra, a Lua vai se localizar bem ao lado de Saturno e os três astros formarão um triângulo no céu, em frente à Constelação de Escorpião, permitindo, também, a observação da Estela Antares, a estrela vermelha mais brilhante em Escorpião”, explica o Físico e professor de Astronomia do Planetário Digital, João Carlos Oliveira.

Ele explica que a conjunção acontece quando, observados da Terra, dois ou mais astros estão muito próximos uns dos outros no céu. Isso quer dizer que, olhando da perspectiva do nosso Planeta, eles se mostram alinhados. “Os astros estão em movimento no Universo e, em algum momento, eles se apresentam quase em linha reta. Como giram em torno do Sol, aproximadamente no mesmo plano, sabemos que este tipo de fenômeno pode acontecer.”

BRASIL
Em alguns estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além do alinhamento ocorrerá a ocultação diurna de Saturno pela Lua. “Quando há uma conjunção perfeita, acontece a ocultação. Isso significa que, em algum momento, um dos astros fica exatamente em frente ao outro durante a observação. E é isso que acontecerá com o planeta Saturno, ainda durante o dia, para quem olhar das regiões Norte e Nordeste do País”, lembra o professor.

SERVIÇO:
Alinhamento Lua, Marte e Saturno - Atividade no Planetário Digital “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera”
Data: 30/08 e 06/09
Horário: 16h
Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho. Campus Prado Velho da PUCPR – Portão 1).
Valor: R$ 28 (inteira) | R$ 14 (meia-entrada) | Condições especiais para pacote família.
Informações: 41 3271 6322 | www.ftddigitalarena.com.br


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado