Ciência e Tecnologia

Arquivo Público do Paraná completa 153 anos como referência nacional
06-04-2008 14:38

O Arquivo Público do Paraná completa 153 anos de fundação nesta segunda-feira (7). A instituição faz aniversário acompanhando as evoluções da tecnologia, investindo em modernização e acumulando prêmios e reconhecimento pelos projetos que desenvolve. Uma solenidade — marcada para as 15 horas, na sede da instituição, em Curitiba — irá celebrar a data e empossar a nova diretoria da Associação dos Amigos do Arquivo Público.

“Nos últimos anos a instituição adotou a política de informatização de seus instrumentos de pesquisa, o que permite a necessária rapidez no atendimento e a preservação dos documentos originais”, afirma a historiadora Daysi Lúcia Ramos de Andrade, diretora do Arquivo Público.

Vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência, o Arquivo Público oferece pela internet acesso e informações sobre diferentes tipos de documentos de vários assuntos. Registros dos imigrantes que desembarcaram no Porto de Paranaguá, o acervo da extinta Delegacia de Ordem Política Social (Dops), além de publicações próprias, estão disponíveis na rede mundial de computadores.

O Arquivo Público do Paraná foi um dos primeiros do País a adotar a Norma Brasileira de Descrição Arquivística na gestão do acervo e dos documentos das secretarias e demais órgãos públicos do Poder Executivo. Uma das principais atribuições do Arquivo, a gestão documental significa a adoção de procedimentos peculiares para preservar, guardar ou descartar dos milhares de papéis produzidos diariamente nas repartições públicas.

As ações do Arquivo Público do Paraná têm sido referência para outras instituições da área. Integrante do Conselho Nacional dos Arquivos Públicos, Daysi Andrade conta que nas reuniões da entidade há sempre um grande interesse em se obter informações sobre os projetos do Arquivo paranaense.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado