Ciência e Tecnologia

Brasileiros batizam planeta e estrela de Guarani e Tupi
17-12-2019 10:02

Guarani e Tupi são os nomes escolhidos por brasileiros para batizar um planeta e uma estrela, respectivamente, fora do nosso sistema solar. Antes da seleção, eles eram conhecidos como HD 23079B e HD 23079, ambos na constelação de Retículo. A campanha NomeiExomundos marcou as celebrações dos 100 anos da União Astronômica Internacional. O anúncio oficial dos resultados ocorre em entrevista coletiva nesta terça-feira (17), em Paris.



No Brasil, uma comissão de astrônomos e cientistas selecionou 14 pares de nomes populares da cultura nacional. Entre as opções estavam: Arara e Sabiá; Caipora e Curupira; Capitu e Bentinho; Dandara e Zumbi; Iara e Saci e os vencedores: Guarani e Tupi.



De acordo com a Sociedade Astronômica Brasileira, o público pôde participar de todo o processo – desde a seleção dos pares de nomes – chegando a quase mil ideias, até a votação. Foram mais de 7 mil votos.



Guarani e Tupi, que representam nomes de tribos e etnias indígenas, receberam 15% do total.



Segundo a União Astronômica Internacional, 110 países participaram da campanha e puderam escolher os nomes de 100 planetas e suas estrelas, mobilizando quase 780 mil pessoas em todo o mundo.



A campanha  Name ExoWords registrou 420 mil votos.



Mais informações estão disponíveis na página da Campanha Nacional NomeiExomundos.



Adrielen Alves - Repórter da Radioagência Nacional

GUIASJP - Um serviço POW Internet
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado