Ciência e Tecnologia

Novo site traz orientações para empresários investirem no Paraná
08-04-2008 12:06

A Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul lançou novo site voltado, principalmente, à classe empresarial. Além de notícias diárias, pelo endereço eletrônico www.seim.pr.gov.br, o usuário tem acesso a endereços e telefones úteis, serviços prestados pelo governo e informações sobre decretos para empresas que desejam investir no Paraná.

Segundo o secretário Virgílio Moreira Filho, o espaço é mais um instrumento de transparência governamental na relação com o empresário. “Divulgamos em detalhes o Programa Bom Emprego, programa que oferece dilação de prazo para o recolhimento de parte do ICMS, gerado por implantação, reativação ou expansão de estabelecimento industrial”. De acordo com o secretário, os objetivos do programa são a geração de emprego e renda e a descentralização industrial, tudo com respeito ao meio ambiente.

Na página inicial, estão destacadas as principais notícias econômicas do dia, como pesquisas conjunturais do IBGE e dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). É possível acessar também o boletim mensal “Seim em ação”, veículo impresso enviado às empresas exportadoras no Paraná, entidades de classe e órgãos governamentais.

INCENTIVOS – Para o coordenador de Produção Industrial e Comercial, Jorge Guerra, o site propicia esclarecimento sobre os incentivos e benefícios fiscais oferecidos pelo Estado, que privilegiam tanto as empresas paranaenses como as de origem nacional ou estrangeira. “São um conjunto de decretos que informam o empresário sobre alterações no ICMS, incidente na importação de bens ou mercadorias por aeroportos ou portos paranaenses, diferimento do pagamento do imposto devido nas faturas de energia elétrica, entre outras informações”.

O site divulga panorama sobre as políticas públicas desenvolvidas para a inserção de empresas paranaenses no mercado internacional. A Coordenadoria de Assuntos do Mercosul é responsável por missões empresariais, rodadas de negócios, e promoção comercial dos produtos e serviços estaduais nos países do Mercosul. O site conta ainda com dados atualizados da balança comercial do Paraná e serviço de consultoria para empresários sobre novos nichos de mercado e oportunidades internacionais como blocos econômicos e países em ascensão industrial.

INDÚSTRIA - O site oferece um campo específico de informações sobre avanços de programas intersetoriais, que visam a competitividade das áreas pólos e cadeias produtivas locais. Para o coordenador de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Altair Luiz Baka, o governo acertou ao apostar no apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). “No site, o empresário compreende a importância das APLs, empresas que compartilham uma identidade cultural local e possuem vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si.”

Pela página eletrônica é possível obter endereços como a Rede APL Paraná, representações estrangeiras no Paraná, glossários de termos econômicos, siglas do Mercosul, parceiros estaduais e internacionais, além de links para as entidades vinculadas da Secretaria, como a Minerais do Paraná S.A. (Mineropar), Ambiental Paraná Florestas S.A. (Ambiental), Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Banco Regional do Extremo Sul (BRDE) e Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem).


AEN
Imagem: AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado