Ciência e Tecnologia

Oficina de Robótica movimenta alunos no Festival de Inverno de Antonina
21-07-2014 19:01

Os alunos da rede municipal e estadual de ensino de Antonina vão participar de uma oficina de Robótica nesta semana. A atividade faz parte do Festival de Inverno de Antonina, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e será conduzida pelo engenheiro civil, Mauricio Fraletti, que há 10 anos se dedica a produzir materiais reciclados a partir do lixo eletrônico.

Com apoio da concessionária Ecovia, a oficina acontecerá de 21 a 25 de julho na Escola Estadual Prof. Maria Arminda, nos turnos da manhã e da tarde. Ao final os bonecos produzidos serão apresentados numa exposição. “Essa atividade desperta os alunos, dos 4 aos 11 anos, para os cursos de engenharia e também a criatividade, uma vez que são criados novos produtos a partir do lixo descartado”, afirmou Fraletti, um apaixonado pela Robótica.

Os bonecos são produzidos a partir de resíduos como TVs, celulares, computadores, monitores, brinquedos e produtos com bateria, entre outros que são descartados diariamente pelos cidadãos do Paraná. Alguns desses materiais são encaminhados diretamente para a organização de Fraletti, que organiza para a realização das oficinas de Robótica.

Dados levantados pela ONU (Organização das Nações Unidas) revelam que em média são produzidas no mundo 48,9 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos, o equivalente a uma média de sete quilos para cada um dos sete bilhões de habitantes. Os campeões de descarte de lixo eletrônico são China e Estados Unidos. A perspectiva é que até 2017 essa quantidade aumente em um terço passando para 65,4 milhões de toneladas o que pode ser comparado a 11 grandes pirâmides de Gizé, no Egito, ou a 200 edifícios Empire State, nos EUA.

SERVIÇO:
Oficina de Robótica
Período: 21 a 25 de julho
Local: ESCOLA ESTADUAL PROFª MARIA ARMINDA, na avenida Thiago Peixoto, 1419. Antonina/PR
Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h
A escola fica na continuação da estrada, bem na entrada da cidade.


Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado