Ciência e Tecnologia

Planeta Digital movimenta setor de Tecnologia da Informação/Software
12-06-2008 11:53

Um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil acontece de 2 a 5 de agosto em Curitiba; Lançamento foi nesta quarta-feira, durante café da manhã na sede do Sebrae na Capital

O Sebrae/PR e a Assespro Paraná lançaram nesta quarta-feira, dia 11, o Planeta Digital, um dos maiores eventos de tecnologia do País. Curitiba será sede do evento, que acontece de 2 a 5 de agosto, no recém-inaugurado Expo Unimed Curitiba, centro de eventos do Grupo Positivo na Capital.

"O Planeta Digital vai colocar o Paraná no 'mapa' da Tecnologia da Informação/Software. Queremos que o nosso Estado seja reconhecido como produtor nacional e internacional. Mas para isso o setor precisa mostrar a cara e um evento como esse é de fundamental importância", disse o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa.

Para o diretor-superintendente, a falta de mão de obra qualificada em TI/Software, vivida hoje, mostra o quanto o setor está aquecido. O setor concentra grande número de micro e pequenas empresas, "é pujante" e "precisa de visibilidade". Razão pela qual, TI/Software é um dos setores estratégicos do Sebrae/PR. "Queremos o desenvolvimento do setor como um todo", destacou Campos Costa.

O vice-presidente da Assespro Paraná, Mauro Sorgenfrei, disse que empresários de outros estados já estão solicitando informações para participar do Planeta Digital. "A idéia é criar um momento de sinergia entre os mercados consumidor e produtor", assinalou.

Juraci Barbosa Sobrinho, diretor-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S.A., afirmou que o Planeta Digital é uma iniciativa que ajudará a consolidar o setor. Sobrinho falou de projetos desenvolvidos pelo poder público municipal e destacou o crescimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de TI/Software em Curitiba, além do fortalecimento das empresas que o integram.

O diretor-presidente da Agência Curitiba. comentou também a importância social do setor na geração de empregos. "A área de TI/Software é o caminho mais curto da emancipação de jovens da periferia", disse referindo-se às oportunidades de trabalho que o setor gera e de uma demanda mundial de mão de obra para os próximos anos, estimada em 200 mil vagas.

Evento de mercado

O Planeta Digital é um evento mercadológico e técnico, com a realização de feira, que tem como objetivo aproximar e promover empresas que atuam no segmento de tecnologia ou que necessitem de soluções tecnológicas. A idéia é gerar negócios, promover o intercâmbio de conhecimento tecnológico no meio empresarial e aquecer o setor.

Carente de eventos e feiras no setor de tecnologia, principalmente em Tecnologia da Informação (TI), o Paraná abre espaço num evento que mescla apresentação de produtos e negócios, para os segmentos da indústria, comércio, serviços, universidades, além de profissionais ligados ao setor.

O Planeta Digital abrangerá os segmentos de hardware, software, games, conectividade, robótica e inteligência artificial e tem como público-alvo, além desses segmentos, empresas que estejam em processo de melhoria da sua base tecnológica. Nos quatro dias de evento, estão previstas palestras, seminários e cursos que acontecerão em paralelo à feira e que serão voltados à discussão e apresentação de novas soluções tecnológicas.

O Planeta Digital tem o apoio do Governo do Paraná, da Prefeitura de Curitiba, do Instituto Curitiba de Informática, da Agência Curitiba, e da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-PR), da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e do Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS). O café da manhã de lançamento do evento aconteceu nesta quarta-feira na sede do Sebrae.

Mais informações sobre o Planeta Digital podem ser obtidas via e-mail (jacomunicacao@jacomunicacao.com.br) ou pelo telefone (41-3077-7151), junto à JA Eventos, responsável pela organização e comercialização dos espaços para exposição.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado