Ciência e Tecnologia

Provopar, Ação Social de Campo do Tenente e SENAR realizam curso de Agricultura Orgânica
19-07-2009 19:25

Durante a semana foi realizado o curso de Agricultura Orgânica para os produtores rurais de Campo do Tenente. O curso conta com a participação de 12 pessoas e tem a organização da Provopar, do Departamento de Ação Social de Campo do Tenente e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso tem como objetivo implantar a cultura agroecológica na propriedade rural com ênfase no cultivo de olerícolas de forma sustentável e lucrativa.

“Apesar de conteúdos básicos, o curso vem trazer um novo conceito de agricultura e preservação ecológica. Esta parceria entre Provopar, Ação Social, e agora com o SENAR, tem oferecido conhecimento técnico para a população, visando o melhoramento da produção agrícola e de outras áreas de produção. Neste curso todos os participantes, além do certificado, ganharam o material didático”, disse Sirlei Casagrande, funcionária do Departamento de Ação Social de Campo do Tenente.

Os assuntos discutidos no curso foram: Os segredos da agricultura agroecológica; A agricultura convencional versus agricultura agroecológica; Princípios da agricultura agroecológica; Práticas necessárias na produção agroecológica; Produção e consumo de alimentos agroecológicos; Organização da produção e dos produtores agroecológicos; Conceitos e definições; Estratégia de conversão do sistema convencional para o agroecológico; Adubação agroecológica; Adubação mineral na agricultura agroecológica; Métodos caseiros de controle de pragas e de doenças; Preparados fundamentais – estimulação alelopática; Plantas indicadoras; Escolha da área; Preparo e conservação do solo; Fertilidade do solo e Planejamento da produção, comercialização e mercado.


Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Antonio Bobrowec (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado