Ciência e Tecnologia

Roupas terão medidas padronizadas
13-08-2014 21:24

Uma tabela de medidas, para atender às cadeias têxtil e de confecção no Brasil, será elaborada pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai/CETIQT). Para isso, o órgão está desenvolvendo um estudo completo sobre o corpo brasileiro, do qual qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ser voluntária.

A proposta é viabilizar o desenvolvimento de produtos que atendam melhor o consumidor final, respeitando as características regionais. O equipamento utilizado é o Body Scanner, que em apenas 60 segundos capta mais de 100 medidas do corpo humano. Com a padronização de medidas, o setor do vestuário pode otimizar sua produção, reduzindo o desperdício de tecido, além de ajudar na logística de distribuição da produção, quando houver informações sobre os diferentes padrões de tamanho no Brasil.

Atualmente, essa falta de padronização provoca a insegurança do consumidor nas compras realizadas pela internet, prática comum nos países que utilizam medidas padronizadas. "No Brasil, não há um padrão definido. Muitas vezes a marca usa uma modelagem maior, para que o consumidor se sinta psicologicamente magro", diz Flávio Sabra, gerente de inovação, estudos e pesquisas do Senai CETIQT.

VOLUNTÁRIOS
Além do mapeamento de medidas com o aparelho, os voluntários respondem um questionário sobre condições socioeconômicas, práticas esportivas e hábitos de consumo. Em seguida, mais algumas medidas complementares são realizadas e o voluntário recebe seu escaneamento impresso na hora.

O estudo antropométrico já foi realizado em diversos Estados. Em Curitiba, a pesquisa acontece até o dia 20 de agosto. Para participar, vá até o Campus da Indústria (Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico) para realizar o escaneamento. Entre os dias 13 a 15, das 8h às 17h, e de 18 a 20, das 13h30 às 21h. As informações são da Fiep.

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado