Ciência e Tecnologia

Sesi promove torneio mundial de robótica com Lego
09-12-2015 17:26

Nos dias 11 e 12 de dezembro, Curitiba recebe a Etapa Sul do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) – temporada 2015/2016. Nesta edição, será trabalhado o tema Trash Treck – os times, que precisam explorar de forma original o tema do lixo e os “três erres” – reduzir, reutilizar e reciclar ­– propuseram projetos que resolvem problemas cotidianos de suas cidades, como descarte incorreto de tecidos pela indústria têxtil e desperdício de alimentos. Além de apresentar as soluções, eles devem programar robôs com as peças e a tecnologia LEGO MINDSTORMS para cumprir as missões da mesa de competições nos dias do campeonato – cada uma dura 2 minutos e 30 segundos.

O programa internacional, criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia é promovido no Brasil pelo Sesi, em parceria com a For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) e pela LEGO Education. Do Paraná, participarão cerca de 500 alunos e mais de 12 mil em todo o país. Do Colégio Sesi, são 22 equipes.

Os grupos são formados por crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, de escolas públicas e privadas, com o mínimo de dois e o máximo de 10 integrantes, além de dois técnicos adultos, responsáveis pelo time. Grupos autônomos, montados entre amigos e familiares, também podem competir no torneio.

O desafio que as crianças e adolescentes devem resolver é baseado em problemas vivenciados por cientistas, engenheiros e educadores, e envolve quatro provas: projeto de pesquisa, design do robô, desafio do robô e Core Values (conjunto de valores que devem nortear o trabalho, como competição amigável, ganho mútuo e entrosamento da equipe). “A essência é suscitar na meninada a vontade de ir para a área de engenharia, mas também trata de valores como o companheirismo e que o aprendizado deve ser a prioridade na competição” explica Raquel do Nascimento, da Gerência de Operações do Colégio Sesi.

Trash Treck
De acordo com Raquel, muitas equipes estão resolvendo dificuldades de descarte do lixo industrial e propondo uma solução para problemas que impactam toda a cidade – é o caso do projeto “Robôs de Pano”, do Colégio Sesi de Apucarana. Polo têxtil, muitos resíduos de tecidos são descartados incorretamente na cidade, e até abandonados em terrenos baldios. “Os alunos fizeram uma pesquisa e verificaram que o destino final é o maior problema. Então, eles firmaram uma parceria com a prefeitura e com os resíduos coletados são confeccionadas bonecas e fantoches, que serão doadas para creches, abrigos e Cmeis”.

Em Rio Negro, um dos projetos evitou o desperdício de comida. A cidade, conhecida pela produção de peras, costumava jogar fora muita fruta que não estava no padrão para ir ao Ceasa. “Os alunos montaram um totem com um aplicativo para celular que conta com uma rede de agricultores e instituições que necessitam desse produto. Então, 5 quilos que seriam descartados, por exemplo, viram geleia para a Casa do Idoso”, conta Raquel.

A competição em Curitiba acontece na sexta-feira (11), das 8h às 18 horas, e sábado (12), das 9h às 16h30, no Campus da Indústria. As sete equipes selecionadas participarão da final nacional nos dias 13 a 15 de março de 2016, em Brasília.

Sobre o torneio
Criado em 1998 pela FIRST em parceria com o Grupo LEGO, o Torneio de Robótica First Lego League propõe que estudantes sejam apresentados ao universo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs com peças LEGO e programados com a tecnologia LEGO Mindstorms NXT, além da construção de projetos e soluções de acordo com a temática da temporada. Desde 2013, O Sesi é o operador oficial da competição no país.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado