Ciência e Tecnologia

Técnicos conhecem nova tecnologia para calçadas
27-03-2019 17:58

Com o objetivo principal de estimular a aplicação de novas tecnologias em obras no Paraná, o superintendente executivo do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), Alvaro Cabrini Junior, visitou, junto com outros técnicos, o trabalho executado em Pinhais com uma tecnologia para implantação de calçadas feitas de concreto poroso permeável.



“Para evitar alagamentos nas cidades, este é um exemplo que apresenta bons resultados e boa permeabilidade, com baixo custo de implantação e manutenção”, destacou Cabrini.



Ele explicou que este projeto já existe em Nova York, e em algumas cidades da Europa, para melhorar a drenagem urbana de uma forma ecológica, evitando a impermeabilização de terrenos e prevenindo alagamentos, já que permite que a água faça seu ciclo natural, escoando para o solo. O método já é usado em algumas cidades brasileiras e poderá fazer parte dos projetos de pavimentação em outros municípios do Paraná, por meio de recursos liberados via Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade.



De acordo com a engenheira responsável pela apresentação da obra, Cristina Espínola, o projeto foi iniciado na Usina Municipal de Asfalto de Pinhais, implantada com recursos liberados pelo Estado por meio da mesma secretaria.



“Durabilidade maior, manutenção quase zero, e execução da obra mais rápida. As pessoas da região começaram a investir e a cuidar dos seus imóveis devido à valorização do local. A cidade ficou mais bonita, houve uma transformação de atitude”, destaca Cristina.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado