Cultura

André Malinski (Anilina) apresenta “Deus mora nos detalhes”
02-07-2008 01:09

“Deus mora nos detalhes” é um projeto realizado por meio do edital de apoio à cultura do Fundo Municipal da Cultura da Fundação Cultural de Curitiba.

O projeto envolve outdoors, vídeos dos outdoors projetados, quadros dos recortes de imagens de Santos impressas em tecido com bordados. Haverá ainda um livro de simulações de outros outdoors.

A exposição será no 2º. Andar do Memorial de Curitiba na Sala Paraná , de 23 de setembro a 23 de outubro.

André Malinski trabalha com o conceito do Sagrado no limiar do profano de uma forma tão hedonista que é praticamente impossível não sentir-se arrebatado por estas imagens.

Como declarou Kujawski: " O sagrado sempre se manifesta como força, uma força prodigiosa, irresistível, uma nascente energética toda-poderosa, princípio de toda eficácia. A realidade absoluta é origem de poder, dos aspectos do mundo e do poder do homem no mundo." (KUJAWSKI, Gilberto de Mello. O sagrado existe. São Paulo: Ática, 1994, p. 60).


A seguir, texto de Marco Antonio Teobaldo, Curador e do Curador da Fundação Cultural de Curitiba.

Detalhes anunciados

Um dos jargões proclamados pela publicidade é que “uma imagem pode valer mais que mil palavras”. E de fato a sentença vai direto ao ponto, quando justifica o apelo visual nos anúncios comerciais. É o mundo moderno, do qual
Andy Wharol habilmente se apropriou deste conceito e solapou a sociedade americana com a sua irreverente Pop Art e debochou do mundo com a
polêmica que dela brotou. Depois de mais de 40 anos do início daquele movimento cultural ainda existe fôlego para gerar mais controvérsias acerca da sociedade de consumo.

É o caso da exposição “Deus mora nos detalhes”, que André Malinski recorta cirurgicamente determinados elementos das imagens de santos
populares e os converte em novas cenas, que são ampliadas e dispostas como que estivessem em um templo. Do lado de fora, o artista envolve a multidão do caos urbano com o seu humor, onde substitui os anúncios de propagandas por
suas obras. Esta interação inusitada é documentada em vídeo e levada para dentro do ambiente sagrado onde suas obras estão expostas, e que não por acaso se assemelham ao formato dos outdoors.

Preste atenção! O que era imperceptível se tornou importante e é por esta razão que o artista nos faz crer que se o divino existe, certamente ele mora nos detalhes.


Curador da Fundação Cultural de Curitiba
Deus mora nos detalhes

Exposição de “Recortes de Imagens de Santos Populares” em espaços urbanos de veiculação publicitária (outdoors), em áreas de grande fluxo e visibilidade.

Em contraste ao caos visual dos anúncios comerciais, essas imagens intrigam ao mesmo tempo em que oferecem alívio aos olhos. Chamam atenção pela familiaridade e conseqüente identificação do ícone religioso com apenas alguns segmentos destas imagens populares. A leitura da obra pode (e deve) levar o expectador a resgatar memórias de outros lugares e tempos.

Os trabalhos do artista podem ser vistos como grandes “retalhos espirituais” que fazem parte de uma colcha a ser costurada. As obras-retalhos alteram a divindade atribuída às imagens, provocam outra leitura e oferecem gratuitamente aos que passam um pouco de espaço e amplidão onde tudo é cheio e apertado. O lúdico se destaca onde (quase) tudo é comércio.


Veja os Outdoors:

-1° outdoor:

Rua Ubaldino do Amaral esquina com Rua XI de novembro de 07 a 20 de junho



-2° outdoor:

Rua Martin Afonso próximo Rua Brigadeiro Franco de 21 de junho a 04 de julho

-3° outdoor:

Rua Alferes Poli próximo Avenida Iguaçu de 19 de julho a 01 de agosto


-4° outdoor:

Rua 24 de Maio próximo Av. Visc. de Guarapuava de 13 a 26 de setembro

-5° outdoor:

Rua Martin Afonso próximo ao Supermercado Condor de 13 a 26 de setembro

-6° outdoor:

Av. Almirante Tamandaré com Itupava de 27 de setembro a 10 de outubro



Exposição “Deus mora nos detalhes” no Memorial de Curitiba Sala Paraná - 2° andar

de 23 de setembro a 23 de outubro.






Publicado: Katia Velo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado