Cultura

Arabescos Monocromáticos
08-09-2011 15:09

Katia Velo retorna a F.M.O.

Após seis anos, a artista plástica, colunista e professora Katia Velo retorna a Fundação Mokiti Okada, local onde realizou sua primeira exposição individual Símbolos - 7 temas, 7 significados (2005). Dr. Gustavo Roberto de Sá Pereira, coordenador da F.M.O., destaca que o convite para a artista retornar surgiu “Pelo respeito e afinidade do trabalho apresentado pela artista que se coaduna com a Filosofia que rege a Instituição. Mokiti Okada ensina que a arte eleva e enobrece o sentimento do ser humano e Katia Velo cumpre com essa nobre missão da arte, uma vez que as suas obras estão impregnadas com esse sentimento de encantar e alegrar as pessoas. Sempre será um privilégio expor os seus quadros em nosso Espaço Cultural.”


Agora, a artista realiza obras feitas especialmente para a nova exposição intitulada “Arabescos Monocromáticos” . Trata-se de uma releitura do próprio trabalho da artista cujos trabalhos são reconhecidos pelo uso inusitado das cores e o acúmulo de tintas. Sobre a nova série, a artista destaca “Desde a realização da minha primeira exposição individual muita coisa mudou no meu ‘fazer artístico’. Mesmo utilizando-me de um tema recorrente ‘os arabescos’ o meu grande desafio foi utilizar a monocromia .” Katia lança-se em um novo caminho onde o seu maior desafio é o uso restrito da cor e sua diluição, como resultado suas obras estão mais suaves e leves

Desde 2009, os arabescos têm sido tema recorrente nas obras da artista. Os arabescos são resultantes da abstração de folhas e flores presentes em suas primeiras obras, ainda quando utilizava técnicas acadêmicas. Já a monocromia é utilizada pela primeira vez. As cores (azul, verde, roxo, rosa, preto e marrom) foram diluídas em branco e sucessivamente surge uma escala cromática de uma única cor.
Na metade do século passado, as telas monocromáticas eram vistas como um sinal do fim da pintura, mas contrariamente houve um renascimento e muitos artistas a utilizaram como técnica. Ainda sobre a exposição, Katia Velo enfatiza ” Fazer uma releitura da minha obra é uma forma de criar novas possibilidades; sinto que estou caminhando para a abstração.”

Local: ESPAÇO CULTURAL FUNDAÇÃO MOKITI OKADA
End.: Rua Manoel Eufrásio, 1400 (ao lado do Museu Oscar Niemeyer), Centro Cívico, Curitiba/PR
Informações: Tel.: 41 3029-3348
Vernissage: 13 de setembro de 2011, às 19h30
Período de exposição: de 08 de setembro a 03 de outubro de 2011.
Horário de visitação: Segunda à sexta das 9h00 às 20h
Sábados das 9h00 às 18h00
Entrada: Franca


Publicado: Katia Velo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado