Cultura

Campanha contra baixaria pretende acompanhar programação das TVs regionais
21-02-2006 18:17

Brasília – A campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania passará a acompanhar este ano a qualidade das programações televisivas regionais. Para isso, a coordenação nacional da campanha quer fortalecer a atuação nos estados.

Lançada em 2002 pela Comissão de Direitos Humanos na Câmara, em parceria com entidades da sociedade civil, a campanha recebe reclamações de telespectadores insatisfeitos com a programação de TV. Com base nessas denúncias, elabora e divulga rankings com os programas que receberam mais reclamações. Atualmente, as listas contêm apenas programação de caráter nacional.

"Queremos fortalecer as coordenações regionais, fazendo com que a programação regional também entre no debate – não vou dizer diretamente no ranking da baixaria, porque é um ranking de programação nacional –, na discussão e nas tomadas de medidas", disse o coordenador da campanha, deputado Orlando Fantazzini (Psol-SP).

O parlamentar participou hoje (21) da primeira reunião do ano da campanha, realizada por meio de videoconferência. Orlando Fantazzini observou que a programação regional tem sido "mais agressiva, à dignidade humana que a nacional".

Segundo o deputado, outro objetivo em 2006 é reforçar a necessidade de os anunciantes também se mobilizarem contra a má qualidade da programação da TV. A idéia é fazer com que eles busquem desvincular a imagem de seus produtos de programas que aparecem no ranking da baixaria.

De acordo com Fantazzini, a campanha também vai procurar aumentar a parceria com o Ministério Público. "Temos uma boa relação com o Ministério Público Federal, mas a própria Procuradoria-Geral da República pede que a gente faça uma outra agenda no sentido de debater, ajudar a ampliar a compreensão da importância da ação do Ministério Público quanto ao acompanhamento e monitoramento dos programas".

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado