Cultura

Conheça seu bairro: Bom Jesus
05-06-2012 14:48

A história bairro Bom Jesus, localizado há 2 km do Centro de São José dos Pinhais, se confunde com a história de imigração portuguesa em São José dos Pinhais. Em Portugal, a devoção ao Senhor Bom Jesus é conhecida desde os primeiros anos de cristianismo. Esta tradição chegou em São José dos Pinhais ainda no início da colonização.

Em 1690, o padre João da Veiga Coutinho inaugurou a Capela dos Bom Jesus dos Perdões, localizada na Fazenda Águas Bellas. Um século mais tarde a capela foi demolida. Nas décadas de 1890 e 1900, outras capelas a Bom Jesus foram construídas, a maioria em propriedade particular.

A primeira Capela do Senhor Bom Jesus do bairro Bom Jesus foi construída na década de 1920. Na época o local era conhecido como Bracatinga. Segundo uma lenda narrada por antigos moradores, onde atualmente se encontra a capela existia uma enorme árvore de caingá. Por muitos anos, para a maioria das pessoas que por ali transitava este local era considerado “mal assombrado”. Após o anoitecer muitos evitavam passar por este caminho, pois diziam ver um vulto escuro que aparecia junto a esta árvore, sempre acompanhado por um enorme vento, o qual assustava inclusive os animais, em especial os cavalos utilizados na condução das pessoas.

Por volta do ano de 1893, o casal de imigrantes italianos Antonio e Justina Zen, que residiam em uma chácara próxima, resolveram colocar no alto da árvore um pequeno quadro, ou uma pequena imagem do Senhor Bom Jesus e a suposta assombração teria desaparecido. Mais tarde, no ano de 1908, durante uma tempestade a árvore foi atingida por um raio e este quadro ou imagem foi ao chão sem quebrar. Diante do ocorrido, o imigrante italiano João Marenda que era o proprietário do terreno resolveu construir uma gruta para o Senhor Bom Jesus, mas do outro lado da rua, pois achou que a visibilidade seria melhor para todos que por ali circulavam. Neste mesmo ano, no dia 6 de agosto houve a realização de uma bonita festa em homenagem ao Senhor Bom Jesus.

Não restaram registros mostrando a data exata da construção de primeira capelinha e posteriormente da segunda, que seria a que existe até os dias atuais, na rua Barão do Cerro Azul. De acordo com depoimentos orais, entre os anos de 1926 e 1927, com a colaboração da comunidade foi construída uma pequena capela de mais ou menos 12 metros quadrados. Após alguns anos, o senhor Etore Marenda, filho do doador do terreno liderou uma campanha para obtenção de recursos destinados a ampliação da capelinha.

Ainda de acordo com a memória de antigos moradores, no ano de 1947 houve a inauguração do novo espaço mantido até os dias atuais. A partir deste ano, a comunidade passou a organizar novenas em preparação ao dia da festa do padroeiro. A festa era realizada no bosque ao lado da capelinha, no local onde atualmente se encontra a Igreja Matriz da Paróquia, construída em 1971.

A capelinha lembra as antigas tradições religiosas dos são-joseenses, deste modo, no dia 25 de maio de 1982, através do Decreto nº125/82, ela foi tombada como patrimônio cultural do município de São José dos Pinhais.

Referência: www.bomjesussjp.com.br


Mais bairros de São José dos Pinhais

Publicado: GuiaSJP.com - Texto de Departamento de Comunicação - GuiaSJP.com
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado