Cultura

CONTRAMÃO apresenta ENSAIO DE UM CRIME
22-01-2008 12:31

Ensaio de um crime(1954), de Luis Buñuel

Local: Espaço Cinevideo da Video 1, Rua Padre Anchieta, 458. Curitiba/PR
Fone: (41) 3223-4343
Data/Horário: 26/01/08 - 19h
Programação do Contramão: Tom Lisboa
www.sinTOMnizado.com.br/contramao
Entrada Franca

AVISO: A partir de 29/09 será dada prioridade de entrada aos portadores de convites.
Estes convites são gratuitos e podem ser retirados no Espaço Cinevideo ( ver
endereço acima) no próprio dia da sessão do Contramão.
Os convites estarão disponíveis para retirada até o início do filme.

Sobre o filme:

Um sonho em especial povoa a obra de Luis Buñuel: o sonho da bela comunidade, da agregação
ideal de um grupo de pessoas afins, de modo a transformam o mundo em algo mais belo.
Obviamente, como sempre em Buñuel, esse sonho é mostrado sempre pelo seu lado negativo: a
doce e pura Viridiana, que faz caridade aos pobres e dá de comer a todos em sua casa, é traída pelos mendigos que ela mesma ajudou; o padre Nazario, mesmo tendo construído atrás de si uma pequena comunidade, não consegue vê-la funcionar sem mesquinharia e brigas. (...)
A comunidade impossível num mundo em que o empedramento das relações sociais transforma
tudo em coisa, reifica: tal é um dos temas caros a Buñuel.
Mas a reificação talvez tenha mais a ver com a própria natureza do homem do que com um estágio
particular de sua evolução social e econômica. Mais do que a pressão do capitalismo, é por sua plena natureza que ele se comporta com o mundo com se estivesse lidando com objetos feitos por ele.
Assim se comporta o desejo masculino, transformando seus objetos e re-significando o desejo em morte (Ensaio de um Crime), incesto e blasfêmia (Viridiana) ou dominação e idéia fixa (El). Não duvidemos, estamos no centro do cinema mexicano nos anos 50, o cinema que de forma geral coloca em cena o machismo do homem latino-americano e a submissão da mulher, ao mesmo tempo casta e prostituta. É no meio desse cinema que Buñuel vai fazer o mais forte diagnóstico do desejo de superioridade e controle masculino nesses três filmes. Mais que isso, ele mostra como é justamente do desejo de correção, de "cidadão modelo" que a patologia social surge com mais força. Questão de recalque: o Francisco de El é o proprietário perfeito nos modos, homem de igreja que mantém-se virgem com mais de 30 anos. Um dia, numa igreja, ele observa uma mulher (universo até então inimaginado
por ele). Pateticamente, ele passa a segui-la por todos os cantos até fazer dela sua esposa. Ainda assim, depis do casamento, não deixa de persegui-la porque pensa que ela o trai. Como sempre, o pecado reside mais na cabeça do puro do que nos atos do suposto impuro.
Ensaio de um Crime, um dos filmes mais criativos de Buñuel, encontra o jovem Archibaldo de la Cruz, filho de uma poderosa família burguesa, com sua empregada. Ela lhe conta uma história sobre um rei que pensou alguma coisa e o desejo se realizou. Tentando descobrir se ele tinha também esses poderes, Archibaldo fixa os olhos em sua caixinha de músicas e a empregada morre imediatamente, baleada por um tiro que vem da janela (o que, entretanto, Archibaldo não vê). A partir daí, ele passa a atribuir à caixinha
poderes mágicos, e até adulto ele os usará para assassinar todas as mulheres que se recusarem a ele.
Igualmente na temática do recalque, Ensaio de um Crime mostra como o sexo é psicologicamente tão
pecaminoso quanto o assassinato em nossa sociedade. No mundo moderno, em que podemos assistir a Rambo matando 249 pessoas mas somos tarados se observarmos um mamilo, Archibaldo passa a associar os dois: a cada resposta contrária, a cada desejo contido, um desejo irrefreado de morte. Só que esse desejo de morte é uma inevitável mostra de impotência (tanto social quanto sexual): ele sempre deseja a morte das mulheres, só que elas morrem antes que ele possa matá-las. O momento alto do filme se faz quando Lavinia, uma moça que trabalha como guia turístico, lhe dá um cartão de endereço. O endereço, entretanto, não corresponde: trata-se de uma loja de roupas, mas ela não trabalha
lá. Archibaldo vê, entretanto, um manequim desenhado que foi fatalmente usado como Lavinia de modelo.
Num fabuloso processo de desejo, Archibaldo compra da loja o manequim e prepara-lhe o "assassinato", incinerando-o. Archibaldo é impotente: seu desejo de morte (duplo de seu desejo sexual) sempre se realiza através de um duplo fictício (assassinato falso de uma mulher verdadeira, assassinato verdadeiro de uma
mulher falsa). Archibaldo não goza porque não adentra na instância do proibido (o sexo, o assassinato). Ele será impotente até que saia da obsessão infantil (a caixa de música) e consiga entrar no mundo adulto (onde o sexo não é proibido). Entretanto, ele só conseguirá fazê-lo depois de "ensaiar um crime".

Leia texto na íntegra em http://www.contracampo.com.br/20/comunidadedesejo.htm

Sobre o Contramão:
O Contramão foi criado a partir do Curso de Cultura Cinematográfica com o propósito
de exibir na íntegra, para os alunos e para a comunidade, alguns filmes citados em sala de aula.
Em cada sessão, o que se procura é destacar filmes menos convencionais e que estejam
inseridos na contramão do massificado cinema industrial.

www.sinTOMnizado.com.br/contramao

www.sinTOMnizado.com.br/culturacinematografica


Publicado: Katia Velo
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