Cultura

Crianças têm sessão extra no Festival do Paraná de Cinema
08-10-2007 17:50

As crianças não ficaram de fora da programação do Festival do Paraná de Cinema Brasileiro e Latino, que acontece no Museu Oscar Niemeyer. No último domingo (07) elas puderam conferir o filme Brichos, do cineasta Paulo Munhoz. A animação paranaense conta a história de três filhotes – um jaguar, um quati e um tamanduá – habitantes da Vila dos Brichos, que se unem para vencer um campeonato internacional de videogame.

Nesta segunda-feira (08) o Festival continuou a animar a garotada com uma sessão especial do Brichos para 150 crianças com deficiência auditiva. A sugestão foi da professora da Escola de Educação Especial Centrau, Renata Voltolini, que quis presentear os pequenos com a ida ao cinema, por conta do Dia das Crianças, a ser comemorado na próxima sexta-feira (12).

A idéia do longa-metragem de animação paranaense é, de forma lúdica, revelar a importância dos meios audiovisuais na condução e transformação da sociedade. O filme também apresenta à criançada diversas espécies da fauna brasileira, como o joão-de-barro, o jacaré, a anta, o tatu e a sucuri.

Programação – Dando continuidade à programação do Festival, nesta terça-feira (09) o documentarista Evaldo Mocarzel ministra uma oficina baseada em experimentações e conceitos do documentarismo, a partir das 9 horas. Outros destaques do dia serão os filmes que integram a Mostra de Cinema Oriental: O Canto de Sanaá e Musical Gazz, ambos do diretor francês Pascal Privet, responsável pelo Rancontre de Cinema Manosque. Logo após as sessões haverá debate sobre o tema.

Já na programação dos curtas-metragens em competição estão a exibição de Fúria (RJ), Beijo de Sal (RJ) e Yansan (SP). O longa-metragem a ser apresentado será um documentário do diretor Evaldo Mocarzel, chamado Jardim Ângela. O filme retrata um bairro paulistano, que durante muitos anos liderou o ranking das regiões mais violentas da Grande São Paulo.

Para os interessados em conhecer melhor cada uma das obras exibidas, haverá na quarta-feira (10), às 11 horas, uma mesa de discussão aberta para público e imprensa, com a presença dos diretores Mauro Pizzo, Marcelo Laffitte, Carlos Eduardo Nogueira e Evaldo Mocarzel.

Programação:

terça-feira (09):

9 às 12 horas – Oficina: Documentarismo – com Evaldo Mocarzel (inscrições encerradas);
14 horas – Mostra Joaquim Pedro de Andrade – filme: O Homem do Pau Brasil (RJ)
15 horas – Mostra DVD de Portas Abertas – filmes: Caminhos da Escola do Paraná (RJ) e O País é Este (RJ)
16 horas – Mostra de Cinema do Oriente – filmes: O canto de Sanaá (FRA) e Musical Gazz (FRA)
19 horas – Curtas em Competição – filmes: Fúria (RJ), Beijo de Sal (RJ) e Yansan (SP)
20 horas– Longa em Competição – filme: Jardim Ângela (BRA)

quarta-feira (10):

11 horas – Mesa de Discussão com os diretores dos filmes em competição (Fúria, Beijo de Sal, Yansan e Jardim Ângela).


AEN
Foto: Julio Covello - SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado