Cultura

'Curitiba Lê' comemora 6 anos com programação por toda a cidade
11-04-2016 17:21

Todas as Áreas
Artes Visuais
Cinema
Dança
Literatura
Música
Patrimônio Cultural
Teatro e Circo
Outras Áreas
+ fotos
07.04.2016
Curitiba Lê comemora 6 anos com programação por toda a cidade
Para comemorar os seis anos do Programa Curitiba Lê, a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma semana inteira de programação gratuita e diversificada para todas as idades. Tem feira de histórias, sarau literário, rodas de leitura de poesia, prosa, filmes e música, contações de histórias, oficinas (sobre literatura indígena, mediação de leitura, criação poética, contação de histórias), varal de poesias, leitura nos terminais de ônibus e até um flash mob na Rua XV (confira a programação abaixo).

Em 2015, as atividades de incentivo à leitura e formação alcançaram quase 60 mil pessoas. Já o público total atendido nas 12 Casas da Leitura, no Bondinho da Leitura, no Espaço da Leitura Jardim Eucaliptos e na Estação da Leitura no Pinheirinho foi de 163 mil pessoas.

Sobre
O programa Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. As ações são realizadas em espaços de leitura gerenciados pela Fundação Cultural de Curiitba para promover a criação literária e o incentivo à leitura.

Fazem parte ainda do programa Curitiba Lê todas as atividade que a FCC desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, além de cursos e oficinas literárias. A Fundação Cultural também promove em seus espaços rodas de leitura e sessões de contação de histórias. Outro foco da ação municipal é a formação continuada de mediadores de leitura por meio dos laboratórios de leitura.

As Casas da Leitura têm a proposta de funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler como das discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo. Nesse sentido, elas também são palco de cursos, seminários e conferências voltados a agentes multiplicadores e incentivadores, como é o caso dos professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte educadores e voluntários.

Acervo especial
Outro diferencial das Casas da Leitura e Tubotecas é o acervo especial dirigido aos deficientes visuais. São aproximadamente 1.500 volumes, entre livros com fonte ampliada, em braille e livros falados, que estão disponíveis para consulta e empréstimo. Entre as formas de proporcionar a leitura aos deficientes visuais, a mais difundida atualmente é o audiolivro, cujo conteúdo é lido em voz alta por um narrador e gravado em formato digital. Também são os mais procurados nas Casas da Leitura.

Fonte: Fundação Cultural de Curitiba

Confira a programação!
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado