Cultura

Entenda o significado da Páscoa polonesa no Museu Paranaense
14-04-2006 13:41

A tradição religiosa da Páscoa dos poloneses poderá ser apreciada nas diversas peças expostas em Raízes do Paraná – Os Poloneses nestes sábado (15) e domingo (16), das 11h às 15h, no Museu Paranaense. A etnia é uma das mais expressivas no Paraná e também muito contribuiu para colonização do Estado.O grande número de imigrantes e descendentes ainda hoje seguem os rituais tradicionais da festividade para manter viva, a forte religiosidade dos seus antepassados.

A Wiclkanocne – Páscoa Polonesa – começa com a bênção dos alimentos - Swiconka – que são consumidos no Domingo de Páscoa. É uma das mais importantes celebrações, mantida inclusive pela comunidade polonesa de Curitiba. Realizada anualmente no Bosque do Papa, no Sábado de Aleluia, os participantes levam suas próprias cestas de alimentos ou adquirem uma no local.

Na exposição do Museu Paranaense, os objetos que compõem as festividades desse povo podem ser visualizados, incluindo os ovos decorados – Pisankis -, o tradicional pão em forma de cordeiro e as flores e toalhas feitas de papel para a decoração das mesas e ambientes.

Pisanki - Apesar de terem o mesmo significado, os ovos decorados pêssankas e os pisankis possuem algumas diferenças. Os primeiros são tradicionais da Ucrânia e utilizam-se das formas geométricas para a construção dos desenhos que simbolizam a vida e a fertilidade. Os pisankis são poloneses, e mesclam a geometria com estampas florais e animalescas. Ambos podem ser confeccionados em madeira, em ovos de galinha ou de pato.

Baranek Wielkanocne – O Cordeiro de Páscoa é feito tradicionalmente de manteiga e simboliza a ressurreição do cordeiro, Jesus Cristo. A Páscoa na Polônia é comemorada com um colorido especial por acontecer na primavera. Fitas, flores e recortes de papel, chamados Wycinanki, são alguns dos adornos mais utilizados. Toda essa simbologia poderá ser conferida na exposição.

Serviço:
Museu Paranaense – (41) 3304-3300
Rua Kellers, 289, Alto São Francisco - De terça a sexta-feira, das 10h às 17h, sábados, domingos e feriados das 11h às 15h.
Ingressos: R$ 2,00. Estudantes pagam meia entrada. Menores de dez anos e maiores de 65 têm entrada livre. Aos sábados a entrada é gratuita para todos.
As exposições Raízes do Paraná: Os Poloneses, A Herança Polonesa na Arte Paranaense, Homenagem ao poeta Paulo Leminski e Charme e Elegância em outros tempos permanecem abertas até 16 de julho.

Foto:SEEC
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado