Cultura

Escassez de água é o tema de “Urinal, o musical”
15-03-2016 16:58

A versão brasileira da comédia “Urinal, o musical”, dirigida por Zé Henrique de Paula, tem 21 indicações a prêmios, entre eles o Shell e APCA. Com 16 atores e cinco músicos no elenco, o espetáculo, que faz parte da Mostra 2016 do Festival de Curitiba, aborda a escassez de água em uma cidade.

Uma seca de 20 anos (época conhecida como os Anos Fedidos) causa uma terrível falta de água, fazendo com que banheiros particulares deixem de existir. Toda a atividade sanitária da população é realizada em banheiros públicos controlados por uma megacorporação chamada Companhia da Boa Urina, comandada pelo ardiloso Patrãozinho. Para controlar o consumo de água, as pessoas devem pagar para usar essas dependências.

Há leis severas garantindo que o povo pague para fazer xixi, e se elas forem quebradas, o culpado é enviado para uma suposta colônia penal chamada “Urinal”, de onde os criminosos jamais retornam. Tudo caminha bem, até que o jovem Bonitão, incitado pela bela e radiante Luz, aprende a ouvir seu coração e inicia uma revolta popular que pode mudar o destino de todos.

A montagem tem como inspiração principal os cabarés alemães na primeira metade do século XX, especialmente da obra de Brecht e Weil. Uma banda instrumental formada por piano, baixo, bateria, clarinete, saxofone e trombone, acompanha o espetáculo, que se passa em vários espaços. A inspiração são os becos vitorianos, as imagens de Gotham City, as fábricas abandonadas e a arquitetura dos banheiros públicos no fim do século XIX.

Reconhecimento
A montagem recebeu 21 indicações a prêmios: ao APCA, de direção, para Zé Henrique de Paula – o qual venceu; três indicações ao prêmio Shell (direção, ator e figurino), oito indicações ao prêmio Bibi Ferreira (direção, direção musical, versões, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, figurino, atriz e musical) – em que venceu atriz e ator coadjuvante; cinco indicações ao prêmio Aplauso Brasil (direção, iluminação, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e musical) e quatro indicações ao Prêmio Arte Qualidade Brasil (espetáculo, ator, atriz e direção). A montagem original, Urinetown, dos americanos Greg Kotis e Mark Hollmann, estreou em Nova York em 2001, e foi vencedora de três prêmios Tony.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado