Cultura

Festival Espetacular de Teatro de Bonecos apresenta sete espetáculos nesta segunda-feira
08-07-2007 15:58

A segunda-feira (9) começa com muita descontração em Curitiba. O 16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos apresenta sete espetáculos incríveis, voltados para crianças e adultos que queiram se divertir e aprender um pouco mais com a arte de manipulação de bonecos. Os ingressos custam R$ 6,00. As apresentações têm início às 11 horas e se estendem até às 20 horas, em diversos locais da cidade. O Festival é promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra.

No miniauditório do Teatro Guaíra, às 15 horas, o grupo Cláudio Miiller Produções (PR) encena um dos mais importantes clássicos infantis, “O Patinho Feio”, que aborda questões como solidariedade e respeito. A narrativa dura 40 minutos e se desenvolve sobre a história de um pequeno pato que, por ser muito feio, é desprezado pelos outros animais. Os bonecos são movimentados por hastes metálicas e fios de apoio, técnica inspirada na forma de manipulação “puppi siciliano”.

A Cia. Instável (PR) traz, às 20 horas, também no miniauditório do Teatro Guaíra, “A Vida é um Sonho”, adaptação da obra de Calderón de la Barca que levanta questões sobre a certeza da morte, o desengano e a relação de Deus com o homem. Voltada para o público adulto, com uma hora de duração, a peça utiliza luva e transversa. Uma atriz com roupa de papel e personagens também de papel contam a história do destino do homem, “que é tudo e é nada ao mesmo tempo”.

No Teatro José Maria Santos, às 20 horas, a Companhia Sobrevento (SP) apresenta para o público adulto “Cabaré dos Quase Vivos”, que tem duração de 90 minutos. Segundo o grupo, o espetáculo, nada convencional, traz uma estrutura paralela, onde um cabaré divertido, elegante e irônico, divide a cena com uma história dramática, singela e pungente, vivida por marionetes. São usados marionetes de fio, títeres de varão e autômatos. Estes últimos nunca foram vistos nos palcos brasileiros.

O Guairinha apresenta, às 17h e às 20 horas, “2 Números = Por um Fio + De Dentro”, do Teatro Portátil (RJ). “Por um Fio” é uma animação, sem palavras, composta por música e movimento. Três atrizes usam máscaras de rosto inteiro e manipulam um fio de algodão para criar desenhos e formas no espaço.“De Dentro” é uma coreografia desenvolvida a partir de gestos de um boneco e de três atrizes que o manipulam. Na peça, que dura 40 minutos e é voltada para o público em geral, um boneco sai de caixas de papelão para conhecer os manipuladores e o ambiente ao seu redor.

O grupo Prof. Bordenowsky (PR) apresenta “Pupi”, a encantadora história de um cachorro que quer ser humano, por estar cansado de sua vida. Ao fugir de casa, ele conhece um menino que o apresenta a uma feiticeira, que faz de Pupi um garoto. Está formada a confusão. O espetáculo será encenado na Biblioteca Pública do Paraná, às 11 horas, e utiliza a técnica de manipulação direta.

Também voltada para crianças e adultos, Alessandra Flores (PR) conta, durante 45 minutos, sua experiência junto a uma casta de bonequeiros em Jaiselmeer, Rajasthan, na Índia, a partir da técnica de manipulação direta. Encenada também na Biblioteca Pública, às 15 horas, a obra “Rajasthani Circus” traz dançarinas, mágicos, percussionistas, encantadores de serpentes e engolidores de espadas envolvidos no mistério, exotismo e alegria da Índia.

O grupo Calçada di Verso (PR) se apresenta no Teatro de Lona, em frente às escadarias da Universidade Federal do Paraná, às 11 e às 14 horas, com o espetáculo “Domingo, Pede Cachimbo”, que utiliza marionetes de fio e se baseia na lenda popular Compadre Pereirinha da Silva, para abordar o dia-a-dia de uma família do campo. A platéia participa do “causo” imitando sons de passarinhos, porco-do-mato e onça pintada. A obra tem duração de 60 minutos.

Programação paralela – Na Biblioteca Pública do Paraná, às 16 horas, será inaugurada a exposição “Gigantes do Imaginário”, que já recebeu o Prêmio Myrian Muniz (Funarte/2006). O evento promove a exibição de um vídeo e traz personagens lendários que habitam o imaginário caiçara e se transformam em bonecos gigantes. Até o dia 13 de julho, também na Biblioteca Pública, acontece a oficina “Fantolixo”, a partir das 14 horas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 41 3221-4917.

Os ingressos para os espetáculos estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra. Pessoas com carteira de estudante ou com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Mais informações podem ser obtidas no site www.tguaira.pr.gov.br.

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado