Cultura

Lu Schneider
06-09-2007 16:06

Lu Schneider



Os trabalhos de Lu Schneider possuem uma tendência ao “Abstrato Geométrico”, utilizando-se de vasos, há uma inspiração ligada à Morandi.

O mistério é sugerido na transparência e no equilíbrio dos objetos e entre os seus espaços vazios. Morandi enveredava pelo retorno à ordem, desejando retomar os clássicos e os antigos mestres. Sobre Morandi, destacou Argan,



“[...] pinta as mesmas coisas: garrafas e recipientes vazios, poucas flores, poucas paisagens. São as paredes, o filtro da osmose; nelas, em torno delas, coagula-se e preenchesse, saturando-se de luz, o espaço que pertence à natureza e à consciência,e que não se apresenta como construção hipotética de uma espacialidade universal, e sim como espaço vivido, amalgamado ao tempo da existência." (ARGAN, 1993. p. 375)



Outro aspecto relevante na obra de Lu é o estudo das sombras e as contraluzes. Há neste trabalho uma explicita concentração, não no objeto, mas na sua modificação através de ações externas como as variações de luz que insidem sobre estes objetos.

Através da plástica pictórica apresenta leveza nas pinceladas e criteriosidade na escolha das cores. Nas nuances e o esvaecimento dos objetos; fundo e objeto parecem fundirem-se.

Portanto, fortemente contemporâneo, pois um traço característico deste período é justamente a ausência de emotividade e mais solidamente ligado à racionalidade.








Publicado: Katia Velo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado