Cultura

Museu Oscar Niemeyer funciona normalmente durante o carnaval
01-02-2008 18:28

O Museu Oscar Niemeyer manterá funcionamento normal durante o carnaval, com exceção de quarta-feira (6), quando só abrirá ao público a partir das 14h. Na segunda-feira, como habitualmente ocorre, permanece fechado ao público. O museu abre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.

Quem visitar o Museu encontrará programação diversificada e de qualidade. Como é o primeiro domingo (03) do mês, a entrada é grátis para as oito exposições em cartaz, entre elas três internacionais e uma de obras do acervo da instituição. As obras mais significativas do acervo, especialmente as aquisições recentes, estão em exibição no espaço mais nobre do complexo, o Salão Principal do Olho.

A mostra “Arte no Espaço e no Tempo” apresenta trabalhos de mestres paranaenses como Andersen, Viaro, Bakun, Traple, a obras de outros artistas modernos e contemporâneos da importância de Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Ianelli, Siron Franco, Daniel Senise e Shiró. A montagem propõe uma perspectiva única da arte no Paraná e no Brasil, sem fronteiras e limites de tempo e espaço. Parte dessas obras do acervo integram a exposição “Gravuras do Acervo”, com itinerância em cinco cidades do interior do Estado. O roteiro começou em agosto e prossegue até julho, passando por Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Cascavel e Campo Mourão.

O pintor da alma do México, Rodolfo Morales, o vanguardismo do alemão Kurt Schwitters e o corte preciso no mármore de Pablo Atchugarry integram as atrações internacionais. Entre as mostras nacionais destacam-se as exposições de Amélia Toledo, Maria Bonomi e Emanoel Araújo, além da exposição fotográfica de obras de Oscar Niemeyer.

PRÓXIMAS – Terminado o feriado, começa a produção para a montagem das duas primeiras exposições do calendário 2008: “A arte de J.Borges –do Cordel à Xilogravura” e a mostra fotográfica “Mar de Homens –Roberto Linsker”. A primeira abertura para jornalistas e convidados será em 14 de fevereiro, às 19h, e a mostra de fotografias no dia 16, às 11h.

Considerado o maior gravador popular do Brasil, o pernambucano José Francisco Borges apresentará, em cordel e xilogravuras, o universo cultural nordestino, dos costumes às lendas fantásticas. Enquanto o repórter fotográfico Roberto Linsker expõe imagens de momentos épicos das comunidades que sobrevivem da pesca na costa brasileira, em contraste com a degradação ambiental provocada pela pesca predatória, pela especulação imobiliária e pela poluição ambiental.



Serviço Museu:
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico – CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, agendados não pagam)

AEN
Foto:SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado