Museu Paranaense e Biblioteca Pública oferecem informações sobre Tiradentes
21-04-2006 12:41
Museu Paranaense e a Biblioteca Pública do Paraná possuem em seus acervos livros, revistas e documentos importantes sobre a Inconfidência Mineira Joaquim e a participação de José da Silva Xavier, Tiradentes, nesse episódio. A coletânea “Autos da Devassa da Inconfidência Mineira” reúne diversos documentos históricos sobre o movimento e está à disposição do público para pesquisa, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, no Museu.
Na Biblioteca Pública do Paraná estão também possui diversos livros, revistas e outros materiais sobre o assunto, entre eles os títulos: “Tiradentes e a Inconfidência Mineira”, de Carlos Guilherme Mota e “Tiradentes, o mito e a nação”, de Sérgio Faraco.
Tiradentes - Tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro. Este foi o perfil de Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, que realizou várias atividades, mas ficou popularmente reconhecido como um dentista prático, com grande habilidade em arrancar e colocar dentes, feitos por ele mesmo.
Integrou o movimento conhecido como Conjuração ou Inconfidência Mineira, que buscou romper com o jugo do regime português, que cobrava impostos excessivamente altos para a extração do ouro na região das Minas Gerais. Baseados no sucesso dos ideais da independência norte-americana, os inconfidentes pensavam em realizar o mesmo em território nacional.
Entretanto, o movimento fracassou devido à delação de Joaquim Silvério dos Reis originalmente um dos conspiradores, que foi recompensado pela Coroa portuguesa. Condenado por alta traição, Tiradentes foi executado no dia 21 de abril de 1792 e posteriormente esquartejado.
Serviço:
Pesquisa sobre Inconfidência Mineira
Local: Museu Paranaense
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, à Endereço: Rua Kellers, 289, Alto São Francisco -
Informações: telefone: (41) 3304 3300
Local: Biblioteca Pública do Paraná
Informações (41) 3221 4900.