Cultura

Oscar Niemeyer apresenta exposição de Ivens Machado
05-04-2019 20:00

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta quinta-feira (11) a mostra individual de Ivens Machado, “Mestre de Obras”. São desenhos, esculturas, fotografias e vídeos relacionados a diferentes períodos da trajetória do artista, procurando criar um diálogo entre as várias vertentes. Ivens Machado foi um dos artistas mais importantes de sua geração e um dos pioneiros da vídeoarte no Brasil.



“Parte do legado de um dos artistas mais importantes de sua geração está agora acessível ao público do Paraná e do Brasil, graças a essa imperdível realização do Museu Oscar Niemeyer”, disse o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José.



“A exposição apresentada pelo Museu Oscar Niemeyer mostra ao público um conjunto expressivo de obras desse importante artista brasileiro, que influenciou várias gerações”, afirmou a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Com genialidade, ele conseguiu extrapolar a matéria, permitindo que seu trabalho evoque sensações”, disse.



TRAJETÓRIA - No início da década de 1970, Ivens Machado produziu obras em papel utilizando cadernos pautados ou quadriculados, onde promoveu interferências.



Na década seguinte, sua obra é marcada por um envolvimento maior com a escultura. Em grande parte de seu trabalho utiliza materiais da construção civil, trabalhando com formas e superfícies irregulares.



Produzida pelo MON, a exposição apresenta de forma abrangente e expressiva a obra do artista em Curitiba, incluindo trabalhos poucas vezes mostrados no Brasil. A exposição será para o público uma experiência inédita e de grande intensidade artística.



“A mostra reúne o conjunto de sua obra, atravessando meio século de uma produção marcada pela sua força, sua crueza e também sua delicadeza e alegria”, diz a curadora Mônica Grandchamp.



Ela explica que, num primeiro momento, o impacto da obra pode trazer desconforto, mas com um segundo olhar, encontra-se a fantasia, a sutileza e a delicadeza.



Segundo a curadora, há uma série de obras ainda pouco vistas pelo público e que são desconhecidas da geração mais jovem, bem como obras icônicas que influenciaram diversos artistas como Adriana Varejão, Ernesto Neto, dentre outros.



“Ivens Machado não se filiou a nenhuma escola e sim criou seu próprio caminho, solitário e particular, fundamental no desenvolvimento da arte contemporânea brasileira”, diz Mônica.



O conjunto de obras da exposição pretende mostrar toda a diversificação do trabalho de Ivens Machado, que se mantém atual e desconhecido do público.



SERVIÇO: Exposição Ivens Machado “Mestre de Obras”.



Data: 11 de abril a 28 de julho.



Sala 4.



Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) - Rua Marechal Hermes, 999 - Curitiba – Paraná.



museuoscarniemeyer.org.br



Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h.



R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).



Quartas gratuitas.



 



Agência Estadual de Notícias

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado