Cultura

Polaroides (in)visíveis auto-retratos
22-01-2008 12:50

Tom Lisboa (camiseta escura) curador da exposição ao lado de artistas convidados: Jô Marçal, Katia Velo, Alessandra Moretti e André Malisnki durante a abertura, dia 17 de janeiro no Sesc Água Verde.



Curadoria Tom Lisboa na Galeria do Sesc Água Verde

Sobre Polaroides (in)visíveis auto-retratos por Márcio Norberto
Cena em construção
O espectador não é apenas mero observador. A partir de uma indicação textual, ele é convidado a participar da construção da cena. Essa é a temática que o público poderá conferir na exposição "polaroides (in)visíveis auto - retratos", concebida pelo artista visual Tom Lisboa.

Neste trabalho, Lisboa destaca a relevância dos repertórios individuais para o processo de criação da imagem fotográfica. A exposição é conduzida por uma única "polaroid", que sugere a confecção de auto-retrato. "Apresentar o sujeito que revela a imagem foi uma forma de demonstrar como a subjetividade está presente na elaboração da fotografia", diz.

O artista considera ainda, que tão importante quanto a técnica, é o olhar de cada indivíduo no processo de fotografar. Essa característica dá o "tom" da exposição e a distingue de outros trabalhos fotográficos. "Aqui não há preocupação com equipamentos, técnica e virtuosismo da imagem", comenta.

O trabalho do artista pode ser considerado exercício prático que exibe a multiplicidade de olhares sobre um único texto, o qual inclui o sujeito como integrante da cena. Lisboa explica que não há interferência no resultado final: "Todas as fotografias têm como origem o texto de uma única polaroid (in)visível, que é apenas uma indicação, o que peço aos participantes é a transcriação visual desse texto.

Para que pudesse ser mostrada numa galeria de arte, a exposição foi reelaborada, pois até então era no espaço virtual que ela acontecia. Na galeria do Sesc serão apresentadas 35 obras, e para esse ambiente Lisboa convidou artistas e profissionais de diversas áreas - cinema, teatro, design; e de várias cidades -Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Londres, Tóquio entre outras.

A exposição continua disponível na galeria virtual, aliás, neste ambiente, o público terá acesso aos trabalhos expostos no Sesc e a outros. Além disso, pode participar da mostra enviando fotografias, é só consultar o regulamento (www.sintomnizado.com.br/polaroides_retratos).
Galeria Virtual, com participação espontânea, exibirá trabalhos recebidos até 21/02/2008
(para participar de "polaroides (in)visíveis -auto-retratos, leia o regulamento")

Serviço:
Sesc Água Verde - Avenida República Argentina, 944. Tel: (41)3342-7577. www.sescpr.com.br
Abertura dia 17 de janeiro, às 19h.
A exposição permanece no período de 18 de janeiro a 21 de fevereiro.
De segunda a sexta-feira das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 13h.
Bate-papo com Tom Lisboa, dia 20 de fevereiro, às 19h30 - entrada franca.



Publicado: Katia Velo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado