Cultura

Prefeitura realiza um dos mais atrativos Culturarte na rua XV de Novembro
21-08-2007 17:32

Grupo Folclórico Coure D'Itália em apresentação na Rua XV

A Prefeitura de São José dos Pinhais promoveu, no sábado, 18, um dos mais criativos, divertidos e prestigiados Culturarte – o programa que reúne os vários segmentos das classes artísticas uma vez por mês na rua XV de Novembro, centro da cidade. Também foi uma oportunidade para a população manter contatos com as autoridades municipais, vez que tanto o prefeito Leopoldo Meyer quanto o vice-prefeito Toninho da Farmácia participaram ativamente das atividades.

Milhares de pessoas que passavam pela principal via comercial de São José dos Pinhais naquele dia ensolarado e de temperatura agradável puderam apreciar uma diversidade de atrações culturais, desde palhaços até o grupo folclórico italiano Coure D’Itália, da Colônia Mergulhão (Caminho do Vinho), passando pelo grupo Contação de História Pedro Malazartes, Banda do Exército, Homem Palco, malabaristas e bonecos gigantes.

O Culturarte é realizado todos os meses pela Prefeitura de São José dos Pinhais, no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao Centro de Vivência Cultural João Senegaglia, das 9h às 12h. Neste sábado especialmente foi comemorado o “Dia do Ator, Dia do Folclore, Dia do Soldado, além do lançamento do III Concurso de Produção de Texto”. Também houve oficinas culturais de camarim de pintura (pintura no rosto), desenhos culturais e temáticos e de chapéu de soldado, além da participação de artistas plásticos, escritores, Associação de Artesãos de São José dos Pinhais e Exército Brasileiro.

CONCURSO DE TEXTO - Neste sábado foram convidados os escritores Leopoldo Scherner, Amarildo Rosa, Leda Pierrot, Giovani de Souza, Márcia Lubas, Sergio Pichorim, Helena Araújo, Maria Angélica Marochi, Bráulio Cordeiro Mozart de Souza, Elido Ern, Waldick Garret, Izete Melo Rocha, Eulália Radke e Maria Cristina Radke para participarem do lançamento do III Concurso de Produção de Texto. Todos esses autores também fizeram exposição, divulgação e autografaram seus livros.
A abertura do III Concurso de Produção de Textos, que terá sua premiação no Culturart do dia 8 de dezembro, no mesmo local, foi anunciada logo pela manhã, a partir das 9h. Com seis categorias, o concurso terá trabalhos de alunos de primeira a oitava séries do ensino fundamental (quatro categorias), do ensino médio, professores e pedagogos e da própria comunidade.

Inscrições e entregas dos trabalhos acontecerão até dia 31 de outubro, na Biblioteca Pública Municipal Scharffenberg de Quadros, localizada na praça 8 de Janeiro, 120 (antiga Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais). Os prêmios serão MP3, DVD, celular, CD e troféus e certificados. Mais informações: fones 3381-5845 e 3381-5846.

DIA DO ATOR - O ator, que comemorou seu dia em 19 de agosto, tem nas mãos a capacidade de diversão, o poder de informação e transformação pessoal e social. Leva à platéia a arte de imaginar, conscientizar e interferir em sua época e história e, por se tratar de um ser sensível e capaz de ir muito além da nossa imaginação, faz com que cheguemos até onde somente os sonhos conseguem chegar.

DIA DO FOLCLORE - O Folclore, lembrado no dia 22 de agosto, se traduz na expressão da cultura, dos costumes e tradições de um povo, expressos de maneira oral, escrita ou cênica. Todos os povos têm folclore e é através da sua preservação que se torna possível a perpetuação das diferentes culturas, bem como o conhecimento verdadeiro da história dos diversos povos.

O folclore é contado e recontado pela oralidade popular e representa a sabedoria do povo. Ele inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, encantamentos, juras, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas e trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, símbolos, receitas de comidas, medicina popular, danças, música instrumental e canções, inclusive as baladas e canções de ninar.

O folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto, uma herança muito rica, isso sem contar as múltiplas manifestações resultantes da extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.

DIA DO SOLDADO - Os militares que trabalham no Exército Brasileiro, são denominados soldados e no dia 25 de agosto comemoramos o seu dia. Esta data foi escolhida em homenagem a um grande soldado brasileiro: o Duque de Caxias, que nasceu nesse dia.

Há mais de cem anos o Duque de Caxias comandou o Exército Brasileiro em várias batalhas e, em todas, conseguiu obter êxito. Por esse motivo, além de ser homenageado no dia de seu nascimento, é também considerado o Patrono do Exército Brasileiro. Duque de Caxias foi um exemplo de cidadania e convivência pacífica e o maior defensor da união entre todos os brasileiros.

Entrou para a História como o “Pacificador”. Por tudo isso, o nosso herói é o Patrono do Exército e, na data de seu nascimento, comemoramos o Dia do Soldado. "Abraçados e unidos marchemos, não peito a peito, mas ombro-a-ombro, em defesa da Pátria, nossa mãe comum", segundo Duque de Caxias.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado