Cultura

RELUZENTE
09-12-2011 15:40

O aeroporto Afonso Pena exibe obras “Ouro Sobre Azul” do artista português Seixas Peixoto

Aconteceu na última quinta (09), o vernissage da exposição “Ouro Sobre Azul” (ensaio sobre a Filigrana Portuguesa), no Espaço Cultural João Roberto de Paula, no Aeroporto Internacional Afonso Pena. É a terceira vez que Seixas está em São José dos Pinhais, através da intermediação do Comitê de Geminações Leopoldo Scherner de São José dos Pinhais, sob a coordenação da presidente, Elza Maria Moro Zetola Delage. Seixas mais uma vez apresenta obras inovadoras pela técnica e reflexivas pelo tema.

Seixas possui em seu currículo, mais de 50 exposições individuais e mais de 100 coletivas, esculturas públicas e presença em bienais, tendo inclusive conquistado prêmios, como por exemplo, o Pinheiro do Paraná , além de obras em acervo em diversas coleções particulares e de órgãos públicos de vários países.

De acordo com Seixas, a exposição faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil (2012) e dos seus 25 anos de carreira artística. As obras foram feitas utilizando tintas acrílicas, tinta de ouro e folha ouro 19kl.

Durante o cerimonial de abertura, Seixas fez questão de agradecer a todas as pessoas e empresas que colaboraram para a realização da exposição, desde a prefeitura, a secretaria de cultura, representadas na ocasião por Christian Bundt, a ACIAP, destacando o presidente Aureo Luis, INFRAERO através do seu representante , Antonio Pallu, o Comitê de Geminações, agradecendo a presidente Elza Delage, várias empresas, entre outras, até o montador da exposição.

Demonstrando claramente estar feliz por retornar a cidade, ressaltou a importância de se investir em cultura, solicitando inclusive a colaboração da prefeitura para que artistas da cidade, citando a artista plástica, professora e colunista, Katia Velo, para que possa levar o seu trabalho a cidade de Montemor-O-Velho.

Seixas descreveu que embora agora viva da arte que produz, muitas vezes teve que sobreviver, para manter esta profissão, o que infelizmente, acontece com muitos artistas. Finalizando destacou que nenhuma profissão é tão movida pela paixão como a arte.

A exposição “Ouro sobre Azul” (ensaio sobre a Filigrana portuguesa), esteve durante dois meses no Museu do Ouro, na França. Após São José dos Pinhais a exposição segue para outras cidades brasileiras, como São Paulo e Florianópolis.

Sobre a Filigrana
Técnica de ourivesaria que consiste na combinação de delicados e finíssimos fios de ouro. Um dos mais conhecidos desenhos da “filigrana portuguesa” é a forma de coração e os brincos da rainha tão utilizados por Amália Rodrigues (maior representante do fado português – patrimônio imaterial da humanidade).

SERVIÇO
Exposição Ouro sobre Azul (ensaio sobre a Filigrana portuguesa)
Artista plástico: Seixas Peixoto
Data: 08 a 22 de dezembro
Local: Aeroporto Internacional Afonso Pena
Espaço Cultural – Piso 2




Publicado: Katia Velo
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado