Cultura

São José dos Pinhais ganha sua primeira Escola de Samba
20-01-2022 11:21

Cultura, Arte e Música – O professor e compositor Rogério Francisco Vieira, popularmente conhecido como Gério Kaminski fundou a primeira escola de samba de São José dos Pinhais-PR.



“São José dos Pinhais é uma cidade de grande valor cultural e econômico e ainda não tinha seu representante na festa de Momo”. – diz o professor e compositor Gério Kaminski.



Segundo ele, “O trabalho das escolas de samba na avenida requer muito estudo e dedicação pois envolve um considerável número de colaboradores que mantêm essa cultura viva.”. diz.



O carnaval é uma celebração comemorada num período que antecede a Quaresma. No Brasil, a festividade ganhou destaque e proporção com bailes em sociedades e desfiles de blocos e Escolas de Samba em várias cidades, tendo o Rio de Janeiro como o grande palco, sendo reconhecido como a maior festa popular do país.



O período de preparação vai da escolha do Enredo, montagem de alas, confecção de fantasias, carros alegóricos e ensaios com ritmistas e passistas. Muitos profissionais são ocupados, trazendo um reforço financeiro extra para costureiras, serralheiros, marceneiros, músicos e artistas em geral.



O comércio também é aquecido, tanto para os formais quantos os informais, para os ambulantes ou para as grandes marcas de bebidas que apoiam com patrocínio em alguns lugares, porém há lugares em que a legislação impede essa ajuda.



A tradição do desfile das Escolas de Samba em Curitiba é feita na Avenida Marechal Deodoro, no centro da cidade. Escolas da capital e da Região Metropolitana como Colombo, Pinhais e Piraquara se dividem em dois dias de apresentações.



Gerio resolveu organizar a primeira agremiação da cidade e convidou Lu Ferreira, experiente na área para atuar como carnavalesca da Escola. Surge então a Associação Cultural e Recreativa Asas de Prata, nome que faz alusão ao forte símbolo no município de São José dos Pinhais: o avião.



Nas cores azul, verde e prata e no brasão as figuras de uma Aeronave e de uma Araucária, a Escola de Samba Asas de Prata nasce com um compromisso social ao longo do ano, um dos propósitos é incentivar Oficinas e campanhas sociais para as comunidades carentes.



“Queremos contar com o apoio dos são-joseenses nativos e adotivos, dos empresários e do poder público para que a cultura da cidade seja dignamente representada por nossa Escola de Samba.” – diz o fundador da escola de samba - Gerio Kaminski.



A Escola de Samba Asas de Prata é composta pelos seguintes membros na sua diretoria:



Presidente: Rogério Francisco Vieira (Gério Kaminski)



Vice-presidente e Carnavalesca: Luciana Nunes Ferreira (Lu Ferreira)



Secretária: Marinalva Merlini da Cruz (Mari Cruz)



Tesoureiro: José Arnaldo Cardoso Nascimento (Mestre Divino)



 



Fonte: Cristiano Bassa – Jornalista DRT 8439/PR

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado