Cultura

Teatro Guaíra faz 231 espetáculos em um ano e ganha mais destaque
03-01-2008 17:54

O Centro Cultural Teatro Guaíra terminou o ano de 2007 com 231 espetáculos apresentados, incluindo as produções e co-produções. Dos seus corpos estáveis, o Balé Teatro Guaíra realizou 24 espetáculos e o Guairá-2 Cia de Dança, 22. A Orquestra Sinfônica do Paraná fez 29 concertos durante o ano.

Foram encenadas duas óperas do compositor Giuseppe Verdi: Rigoletto, apresentada em parceria com o Conservatório de Música de Adria, Itália, com um elenco formado por solistas italianos e brasileiros e La Traviata. As duas obras reuniram mais de 16 mil pessoas, em 6 récitas cada uma. Em ambas houve a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Coro Nova Philarmonia.

O Projeto Teatro para o Povo, que já virou tradição e é apresentado sempre no último domingo de cada mês, com entrada franca, fez 37 apresentações com programação diversificada, incluindo música, teatro, dança e shows. O público que assistiu aos espetáculos nos 4 auditórios soma 10 mil pessoas.

Já o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que também é tradição e este ano realizou sua 16ª edição, apresentou 81 espetáculos nos auditórios de Teatro Guaíra e pontos alternativos.

A Escola de Dança Teatro Guaíra, referência nacional e internacional na qualidade de ensino, apresentou-se em Curitiba, São Paulo e outras cidades paranaenses para um público maior de 22 mil pessoas.

O destaque de premiação foi da aluna Nayara Macedo Lopes, de 16 anos que alcançou o segundo lugar na seletiva do Youth América Grand Prix/2008 (YAGP), realizada em São Paulo, no primeiro semestre deste ano.

Esta é uma das mais importantes competições de dança que concede bolsa para estudantes de balé nas principais companhias do mundo.

ATENDIMENTO - O Teatro Guaíra investiu este ano em diversos programas para melhorar o atendimento ao público. Entre os quais está a implantação da venda de ingressos pela internet que facilita o acesso de pessoas de outros estados e cidades distantes.

Também a programação mensal e diária dos auditórios pode ser obtida de várias formas. Uma delas é através do site que recebeu novo formato e que possibilita também o envio de mensagens e opiniões à diretoria e aos vários departamentos através do “Fale Conosco”, que é respondido diariamente. São inúmeras mensagens nas mais diversas categorias, desde um simples pedido de informação sobre espetáculos até sugestões de pauta e críticas. De maio a dezembro foram respondidos mais de 2500 e-mails.

Além da programação disponibilizada na página, o público conta ainda com outras formas criadas para melhor informar. Um deles é o “torpedo”, que funciona desde o final do ano passado e que agora pode ser acessado ou cancelado pelo próprio interessado, sem nenhum custo. Para participar basta discar a Palavra Guaíra e o nº 27041 (para a operadora Vivo) e nº 41125 (para a operadora Tim).

O Cartão Teatro Guaíra foi criado no final de 2006 em duas categorias: Aplauso e Bravo, o primeiro custa anualmente R$ 20,00 e acumula 1 ponto por espetáculo comprado, o segundo têm o preço de R$ 50,00 e dá direito a 2 pontos por espetáculo. Hoje soma hoje mais de 5 mil e 500 usuários. E os portadores recebem uma “mala direta” com a programação semanal via e-mail.

A novidade mais recente é a abertura de uma loja com produtos que levam as marcas do Balé Teatro Guaíra, Guaíra 2 Cia de Dança, Orquestra Sinfônica do Paraná e Festival Espetacular de Teatro de Bonecos. São camisetas, canecas e canetas.

A iniciativa de disponibilizar produtos com as marcas do Teatro Guaíra surgiu dos inúmeros pedidos feitos por freqüentadores e turistas que visitam o Teatro e querem levar uma lembrança.


AEN
Foto:Caio Vieira
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado