Economia

Brasil e Uruguai vão firmar acordos para reduzir desequilíbrio comercial
24-02-2007 02:18

Carolina Pimentel
Enviada especial

Montevidéu (Uruguai) - Os governos do Brasil e do Uruguai devem firmar acordos nas áreas comercial e de informática durante encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Tabaré Vázquez na próxima segunda-feira (26), na cidade uruguaia de Colônia do Sacramento.

De acordo com o embaixador do Brasil no Uruguai, José Eduardo Felicio, o primeiro acordo prevê que o Brasil estimulará a compra de produtos uruguaios competitivos. Para o diplomata, a cooperação nessa área é um passo para reduzir o déficit comercial entre os dois países, constante reclamação do governo uruguaio.

Ainda conforme Felicio, em 2006, o Brasil comprou 24% a mais de produtos do país vizinho, contra 18% de aumento das exportações brasileiras para os uruguaios no mesmo período.



“Isso mostra que os desequilíbrios estão sendo reduzidos gradualmente. A tendência é reduzir o déficit”, afirmou o embaixador, em entrevista coletiva, acrescentando que os governos negociam revisão de um acordo automotivo que tem sido desfavorável para os uruguaios.

O embaixador acredita que os desequilíbrios serão resolvidos quando os países diversificarem a pauta de exportações e importações. Na cidade histórica de Colônia do Sacramento, Lula e Vázquez vão se reunir na casa de campo do presidente uruguaio, chamada Anchorena. O governo uruguaio aguarda a visita do brasileiro desde a Cúpula Ibero-Americana, realizada em novembro passado, em Montevidéu, na qual o presidente Lula não compareceu.

Para Felicio, a ausência de Lula ao evento não distanciou os dois países. Na visita da semana que vem, o presidente Lula deverá estar acompanhado dos ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; de Minas e Energia, Silas Rondeau e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, além do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado