Economia

Cohapar leva mais 457 casas a seis cidades do Vale do Ivaí
09-02-2006 20:58

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Claudio Romanelli, assinou convênios para a construção de 457 novas moradias do programa Casa da Família em seis cidades do Vale do Ivaí nesta quarta e quinta-feira (8 e 9). Ele também entregou as chaves aos moradores de 28 unidades do Casa da Família Rural, que atende a pequenos agricultores, em Marilândia do Sul e Arapuã (14 unidades em cada município). Romanelli assinou termos de compromisso em Marilândia do Sul (18 casas), Bom Sucesso (98), Marumbi (171), Kaloré (84), Ivaiporã (33) e Arapuã (53).

“É gratificante ver a alegria da família ao receber as chaves da nova casa. É ali que eles vão construir um novo lar. Mas também sabemos que ainda temos um grande desafio pela frente, que é vencer a desigualdade social do nosso País. Por isso, estamos trabalhando em parceria com a Caixa Econômica Federal e as prefeituras em busca de mais moradia. Aproveitamos essa viagem para vistoriar terrenos em cada cidade onde poderemos erguer novos empreendimentos”, disse Romanelli.

A Cohapar já tem projeto pronto para construir mais 33 casas em Marilândia do Sul, explicou Romanelli. “Também temos recursos para mais 100 unidades em Kaloré, e vamos atrás de mais financiamento para resolver os problemas de moradia dos municípios”, afirmou o presidente da Cohapar.

Os convênios para novas moradias foram recebidos com alegria pelos futuros moradores. Caso de Brandina Ferreira Lomba, 67 anos, que reside em Marumbi. Ela vive com o neto em uma casa alugada. “Fiquei muito contente. Quase tudo o que recebo vai para o aluguel. Agora, terei minha própria moradia, gastando menos com a prestação”, disse.

Em Bom Sucesso, o trabalhador autônomo Gilmar Soares de Oliveira, 32 anos, assistiu à assinatura do convênio com expectativa. Sua família é uma das selecionadas para receber uma das 98 moradias do Casa da Família. “Vamos morar no que é nosso. Isso não tem preço”, comemorou.

Em Marilândia do Sul, o casal de pequenos agricultores Jair e Lurdes da Costa não escondeu a alegria ao receber as chaves da nova moradia, construída pelo programa Casa da Família Rural. “Desde que nos casamos, há 24 anos, que sonhamos com uma casa melhor. Agora realizamos este sonho, graças à ajuda da Cohapar”, comentou Jair.

“Esse é um convênio de suprema importância. O pessoal que está pagando aluguel agora terá a própria casa. E esperamos fechar novos convênios com a Cohapar em breve”, disse o prefeito de Marilândia do Sul, Jaime Rossi.

“Esse é um dia muito especial para a cidade de Marumbi. É uma alegria para nós vermos a felicidade das pessoas recebendo as casas, é muito bom vermos o resultado do nosso trabalho”, comentou Adhemar Rejani, prefeito Marumbi.

“A parceria com a Cohapar é muito satisfatória para a Caixa”, disse o superintendente regional do banco em Maringá, Rui Baroni. “Estamos levando cidadania a muita gente – apenas na região, são 3,2 mil casas, entre unidades prontas, em construção e que aguardam autorização para obra”, disse.

Nesta sexta-feira (10), Romanelli assina convênios com o prefeito Sílvio Barros para a construção de 161 moradias em Maringá, às 10h30. À tarde, participa da posse do prefeito de Quatigá, Efrain Bueno de Moraes, na presidência da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro. A solenidade está marcada para as 16 horas.

Foto: Betina Lima/Cohapar
AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado