Economia

Cohapar realiza primeiro pregão eletrônico para registro de preços na área habitacional
14-09-2007 19:34

Já está à disposição dos fornecedores de materiais de construção o edital de licitação para Registro de Preços de 21 lotes de produtos, a ser realizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), por pregão eletrônico, através do Banco do Brasil, no dia 27 deste mês. Esta é a primeira vez que um pregão para registro de preços do setor habitacional será realizado.

Os menores preços obtidos por esse sistema terão a validade de um ano, e serão utilizados em 23 municípios da região de Londrina. No total, estarão sendo avaliados mais de 200 itens agrupados nos lotes, em conformidade com a sua natureza e especificações. A iniciativa foi implantada pelo governo do Estado para proporcionar maior transparência em suas ações e criar uma referência geral de preços.

A medida torna desnecessária a formação de estoques e permite que o poder público contrate apenas o que for efetivamente necessário, ou aquilo que os recursos disponíveis permitirem, sem a necessidade de efetuar novas licitações. “A principal vantagem do sistema é que ele permite a redução dos custos operacionais e a otimização dos processos de aquisição e contratação de bens e serviços pelo Estado”, justifica o presidente da Cohapar, Rafael Greca.

Licitação - A licitação será conduzida pelo Departamento de Administração e Materiais (DEAM), da Secretaria Estadual de Administração e Previdência. O Edital de Licitação, nº 299/2007 está disponível pelo site www.pr.gov.br/compraspr e já pode ser retirado pelas empresas ligadas ao setor do comércio da construção civil. Entretanto, para participar do pregão são necessários o cumprimento de duas condições. A primeira é possuir o certificado de licitante do Estado e a segunda é estar habilitado no Sistema de Licitações do Banco do Brasil.

O sistema de registro de preços pelo pregão eletrônico possibilita a habilitação de fornecedores e preços, mas não obriga à aquisição ou contratação, por parte do Estado, das quantidades licitadas. “A medida traz vantagens consideráveis e ajuda a Companhia a economizar recursos que seriam gastos com processos e armazenagem de materiais. Esse montante será revertido para a construção de novas unidades habitacionais”, explica o presidente da Cohapar.

Municípios atendidos - O modelo piloto acontecerá para atender os municípios atendidos pelo escritório regional da Cohapar, em Londrina, e os materiais serão utilizados em obras que se encontram em execução e nos empreendimentos que ainda serão implantados. Os 23 municípios que poderão ser atendidos com os materiais da licitação são: Alvorada do Sul, Centenário do Sul, Londrina, Porecatu, Tamarana, Assaí, Florestópolis, Lupionópolis, Primeiro de Maio, Sabaudia, Bela Vista do Paraíso, Guaraci, Mirasselva, Rolândia, Ibiporã, Cafeara, Jaguapitã, Pitangueiras, Santo Inácio, Cambé, Jataizinho, Prado Ferreira e Setanópolis.


AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado