Economia

Copom reduz taxa de juros de 14,75% para 14,25% ao ano
31-08-2006 00:43

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A taxa Selic - taxa básica de juros do país - baixou de 14,75% para 14,25% ao ano, em decisão unânime do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). O conselho, segundo nota à imprensa, tomou a decisão “avaliando o cenário macroeconômico e as perspectivas para a inflação”. A decisão não inclui viés, ou seja, possibilidade de alteração antes da próxima reunião do órgão.

A taxa, usada como referência pelos bancos, mantém o menor índice desde 1996, quando foi criado o Copom, que passou a definir a Selic. O recorde já havia sido atingido em julho. Naquele ano foi criado o sistema de metas da inflação e a Selic passou a ser usada para manter a alta de preços dentro do padrão estipulado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

A ata detalhando as razões que levaram o Copom a reduzir a taxa será divulgada nas próximas semanas.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia afirmado mais cedo hoje (30) que já há consenso entre governo e representantes de instituições financeiras em diversos pontos da série de medidas que deverão ser anunciadas para reduzir os juros bancários.



"Para o cadastro positivo, temos total consenso", disse Mantega, referindo-se à criação de uma lista de bons pagadores, a exemplo do que há com o cadastro negativo. Os clientes incluídos no cadastro positivo teriam vantagens em relação aos demais correntistas.

A matéria foi atualizada com informações da repórter Edla Lula.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado