Economia

Criadores de frango terão desconto na tarifa de energia elétrica noturna
13-09-2007 11:24

O governador Roberto Requião anunciou nesta quarta-feira (12) a redução de 60% na tarifa de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para os criadores de frango em todo o Estado. A redução da tarifa no uso de energia no período noturno, já autorizada para o meio rural através do Programa de Irrigação Noturna (PIN), será agora estendida aos criadores de frango.

Segundo Requião, se o Estado já se destaca na liderança da produção e exportação de carne de frango, agora com esse incentivo no uso da energia elétrica ninguém segura mais o Paraná. O governador fez esse comunicado durante almoço na Granja do Canguiri com representantes de associações de criadores.

Para o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, a decisão do governador vai representar uma revolução para a avicultura paranaense. Segundo ele, a energia elétrica é um insumo que pesa nos custos de produção da atividade. Os produtores precisam manter os aviários climatizados e com energia durante a noite para facilitar a alimentação das aves, explicou.

O Paraná conta hoje com 10 mil produtores de frango que poderão ser beneficiados com essa medida, disse o secretário. Ele prevê a liderança do Estado também nas exportações de carne de frango, onde atualmente ocupa a segunda colocação.

Segundo o Sindicato e Associação dos Abatedouros e Produtores Avícolas do Paraná (Sindiavipar), o Paraná lidera a produção de frango desde 2001, seguido dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De janeiro a agosto de 2007, foram abatidos 734,65 milhões de cabeças de frango de corte. O Estado é o segundo estado no ranking nacional da exportação de frango, com 554,43 mil toneladas de carne de frango exportadas. O faturamento com a atividade no período janeiro à agosto foi de US$ 742,85 milhões.

Segundo o Sindiavipar, em volume de exportação a tendência do Paraná é ultrapassar no mês que vem o estado de Santa Catarina, que ainda é o estado que mais exporta frangos no País.

AEN
Foto:Roberto Corradini/SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado