Economia

Empresários da construção civil discutem, em seminário, a importância do bom relacionamento com o cliente
26-10-2006 13:56

O público alvo são construtoras participantes do programa "Construindo o Futuro", investidores do mercado e imobiliárias

O segundo Seminário da Construção Civil - "Em Busca da Excelência na Construção" - que será realizado nesta quinta-feira (26), às 17 horas, no Sinduscon, em Curitiba, vai abordar um tema essencial para conquistar a excelência no setor: a identificação, análise e compreensão das necessidades dos clientes. O evento integra o Ciclo de Seminários para a Construção Civil, promovido pelo Sebrae no Paraná, Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e Senai.

A proposta é estreitar o relacionamento com os clientes de maneira planejada, propondo algumas reflexões sobre o trabalho desenvolvido pelas construtoras, a fim de despertar o empresário da construção civil para a divulgação dos produtos, marcas e ações.

O Seminário terá como mediador o engenheiro e mestre em administração Cláudio Teitelbaum, também especialista em gestão do relacionamento com clientes e gestão de qualidade. O público alvo são construtoras participantes do programa "Construindo o Futuro", voltado para o aprimoramento em gestão de empresas da construção civil, investidores do mercado imobiliário e imobiliárias.

"O Seminário oferece uma visão prática do negócio tendo como referência o cliente. O programa para a construção civil é focado na excelência da gestão e tecnologia, porém essa excelência tem que ser transmitida para o cliente, por meio de ações de relacionamento", analisa Edvaldo Correa, consultor do Sebrae no Paraná e gestor do projeto para construção civil em Curitiba.

O Ciclo de seminários teve início esse mês e abordou o tema Liderança. Dois outros seminários, que devem ser realizados até o final do ano, vão abordar a Cadeia de Suprimentos na Construção Civil e os Processos Construtivos.

Desenvolvimento do Setor

Os seminários integram o "Construindo o Futuro", realizado desde outubro de 2005. Hoje 31 empresas da área de Construção Civil da região de Curitiba fazem parte do Programa. Nesse período foram realizadas pesquisas sobre o setor e também oferecidas consultorias do Sebrae nas áreas de Gestão, Tecnologia e Recursos Humanos. Cursos operacionais e técnicos para a área e foram ministrados pelo Senai.

"Há boas perspectivas para o mercado da construção e o imobiliário em 2007. Os empresários precisam aprimorar processos para se posicionarem melhor e aproveitarem a oportunidade de se sobressair nesse contexto", destaca o gestor do programa.

O setor da construção civil é grande gerador de emprego e é formado, sobretudo, por pequenas empresas, que correspondem cerca de 99% do total. Em Curitiba, já são 1800 construtoras, que geram mais de 24 mil postos de trabalho com carteira assinada. No Paraná, esse número chega a 57 mil. O setor já representa 9% do PIB de todo o Estado.

Agência Sebrae de Notícias no Paraná
Coordenação Sulamita Mendes - Mtb 956/06/80
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado