Entrega de declarações do imposto de renda aumenta 6% em relação a 2006
01-05-2007 15:22
Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O prazo para entrega, sem multa, das declarações do imposto de renda de pessoa física terminou às 20h desta segunda-feira (30). De acordo com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, foram entregues 23,2 milhões de declarações - cerca de 300 mil declarações abaixo da expectativa da Receita. Das declarações entregues, 385 mil foram enviadas pelo sistema on-line, 22,5 milhões pela internet e 370 mil em papel.
Na entrega de declarações dentro do prazo, houve um crescimento de 6% em relação a 2006, quando foram entregues 22 milhões de declarações. “Está havendo um crescimento da massa salarial e, mesmo com a redução de tributos do imposto de renda de pessoa física, estamos tendo um aumento na apresentação de declarações”, avaliou Rachid.
Segundo o secretário, a entrega de declarações ocorreu com tranqüilidade, sem congestionamento nos terminais. Nesta segunda, o movimento foi mais intenso. Chegaram a ser entregues 3 mil declarações por segundo. “Por volta das 15 horas de hoje, em hora cheia, foi o maior pique, quando o número chegou a 209, 9 mil declarações entregues.”
Ainda de acordo com Rachid, as pessoas que não entregaram as declarações até às 20h de hoje, poderão fazê-lo a partir das 8h do dia 2 de maio. Os atrasados terão que pagar uma multa mínima de R$ 165,74, mais o imposto devido. “Para quem não entregou a declaração, a multa é de 1% por mês de atraso, podendo chegar a 20%.”
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, apresenta balanço da entrega de declarações dentro do prazo estipulado em foto de Valter Campanato/ABr