Economia

Estados do Codesul discutem PAC nacional durante seminário em Curitiba
25-07-2007 16:59

Secretários do Planejamento do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul se reúnem, em Curitiba, nos nesta quinta (26) e sexta-feira (27), para discutir os reflexos dos investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Também será estruturado o Sistema Integrado de Projetos do Codesul, o Siprosul.

O Siprosul foi criado na última reunião Codesul, realizada em 14 de junho, em Gramado (RS), por sugestão do governador Roberto Requião e do presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Frederico Antunes. O objetivo é elaborar projetos comuns aos Estados que compõem o bloco, para conseguir o maior volume possível de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Outra proposta apresentada durante o último encontro do Codesul foi a transformação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), num banco de atuação social, para ampliar sua participação nas políticas e programas de economia solidária, permitindo seu reconhecimento como instituição promotora de trabalho e renda. A proposta prevê ainda a inclusão do Mato Grosso do Sul como estado sócio do BRDE.

No último dia 4, técnicos das secretarias de Planejamento dos três estados do Sul se reuniram em Porto Alegre, com representantes do BRDE, para discutir os encaminhamentos para colocar em prática as ações do Siprosul.

Integração – O secretário do Planejamento do Paraná, Enio Verri, destaca que a criação do Siprosul reflete a decisão dos quatro governadores que compõem o Codesul, para a integração de projetos e ações. “Há muitos projetos que podem ser enviados tanto para o PAC, como para o governo federal, que favorecem de maneira estruturante o desenvolvimento dos quatro Estados. Assim como existem projetos muito importantes para determinado estado, que os outros podem apoiar. Nesse nosso primeiro encontro, vamos discutir as perspectivas do Sul do país, dentro do contexto dos investimentos do PAC, trazer os problemas para o debate e buscar encaminhamentos para as soluções”.

Além dos secretários do Planejamento, participam do seminário, técnicos de secretarias ligadas às áreas de habitação, saneamento, energia elétrica, meio ambiente e transportes.

Programação – Na abertura do encontro, nesta quinta-feira (25), às 9h30, o secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Afonso Oliveira de Almeida, vai traçar o panorama econômico do Brasil e falar sobre os reflexos do PAC nos Estados do Sul, que será seguido de debates com os participantes.

Às 11h, está programado um painel com o tema “Comentários sobre as perspectivas de desenvolvimento dos Estados do Codesul, e a influência do PAC”. O tema vai ser abordado pelos secretários do Planejamento do Paraná, Enio Verri, do Rio Grande do Sul, Ariosto Antunes Culau, de Santa Catarina, Altair Guidi e do Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto Said de Menezes. O moderador do painel será o diretor de Planejamento do BRDE, Mário Bernd Neto.

À tarde, os participantes vão se dividir em cinco grupos, para discutir os seguintes temas: Habitação, Resíduos Sólidos, Esgotamento Sanitário, Logística de Transporte e Energia. Durante os debates dos temas, os participantes vão expor a visão geral do setor em cada estado, falar sobre as experiências desenvolvidas, identificar as pautas comuns e a viabilidade da formação de consórcios de municípios.

Na sexta-feira, a partir das 9h, vai ser feito o relato dos grupos de trabalho. Em seguida, às 11h30, encerrando a programação do seminário, o BRDE vai apresentar aos participantes uma proposta de sistema de acompanhamento de projetos, com acesso a todos os integrantes do bloco, visando a criação de um banco de dados, para agilizar o trâmite dos processos, para os estados.

O Seminário do Codesul/Siprosul será realizado na sede do BRDE, agência Curitiba, que fica na Avenida João Gualberto, 570.

Agência Estadual de Notícias
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado