Economia

Estatal boliviana assume controle de produção de gás e petróleo
01-05-2007 15:44

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A empresa estatal de petróleo da Bolívia - Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) - assume hoje (1º) o controle total de produção, transporte, distribuição e exportação de gás e petróleo. Nos próximos dias, a empresa iniciará as operações de exploração.

A informação foi divulgada hoje (1º) pela Agência Boliviana de Informação (ABI), a agência oficial de notícias do governo boliviano.

Segundo a ABI, o presidente interino da YPFB, Guillermo Aruquipa, disse que a medida foi acordada ontem (30) à tarde com os executivos das companhias de petróleo que operam na Bolívia.

Ele assegurou que o controle é um dos primeiros feitos que consolida o processo de nacionalização das reservas naturais de gás e petróleo, iniciado em 1º de maio pelo presidente Evo Morales. “Conversamos e decidimos que a partir desta manhã [terça-feira] a YPFB assumirá o controle de toda a produção".

Ainda de acordo com a ABI, Aruquipa informou que hoje as multinacionais aceitaram passar para as mãos da YPFB o controle da exploração dos hidrocarbonetos, independentemente da hora em que a Prefeitura de La Paz terminar de protocolar os contratos de petrolíferos. Equipes técnicas da estatal boliviana estão fazendo um levantamento de plantas e campos petrolíferos, bem como o inventário correspondente.

Com a medida, o país ingressará na segunda fase do processo de nacionalização - conforme denomina o ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas -, cujo eixo está focado na industrialização do gás.

O presidente da YPFB também afirmou que, a partir dos novos investimentos que as petrolíferas vão realizar, o processo de industrialização caminhará como foi desenhado pelo governo do presidente Morales, levando em conta que somente entre 15% e 20% das áreas bolivianas com potencial de hidrocarbonetos são exploradas. Cerca de 80% nunca foi explorada.

Sobre as atividades de exploração em novos campos de petróleo e gás que a YPFB assumirá, Aruquipa disse que a estatal está elaborando, por meio do Ministério de Hidrocarbonetos, um decreto supremo que garantirá o controle de 21 campos petrolíferos, em zonas tradicionais e não- tradicionais.

“O que a Yacimientos vai fazer é iniciar suas atividades nesses 21 campos. Assim, o processo de nacionalização está em plena marcha e esperamos que a partir do ano que vem esteja presente em toda a atividade produtiva, de exploração e até comercialização”.

Na foto, instalações da Petrobrás em San Alberto, Bolívia, que foram tomadas pelas tropas de Evo Morales em 1o de maio de 2006. Petrobras / Divulgação.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado