Economia

Exportação de veículos subiu 71% de janeiro a julho no Porto de Paranaguá
20-08-2007 18:33

A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá nos primeiros sete meses de 2007 aumentou 71,34% se comparada com o volume exportado no mesmo período do ano passado. De janeiro a julho deste ano, foram para o mercado externo 67.095 veículos, contra 39.158 unidades nos primeiros sete meses de 2006. Nas importações, o Porto de Paranaguá também registrou aumento. Foram 24.674 veículos importados pelo terminal paranaense, número 112,36% maior que o registrado em 2006.

Os principais destinos dos carros exportados pelo Porto de Paranaguá são Alemanha, Argentina e México. A Volkswagen, Renault e Nissan são, pela ordem, as empresas que mais exportam veículos por Paranaguá. Considerando as importações, os principais fornecedores são a Argentina e o México com veículos da Volkswagen e Nissan.

“Devido a grande demanda, estamos liberando mais espaço para movimentação de veículos no Porto de Paranaguá. Já abrimos 700 novas vagas, que já foram ocupadas, e existe demanda para mais do que dobrar essa capacidade a médio prazo. Já estamos estudando novos espaços na área portuária para atender às exportações e importações de veículos”, informa Cláuber Candian, chefe do Departamento de Operações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

LOGGÍSTICA - As melhorias logísticas e a agilidade no processo de escoamento têm garantido a preferência das operadoras em movimentar veículos pelo porto paranaense. As adequações no berço utilizado para movimentação de veículo – chamado de dolphin – tornaram mais ágeis o embarque e o desembarque dos carros. Atualmente, a prancha (movimentação mínima) exigida pela Appa é de 250 veículos por hora.

Em Paranaguá, os pátios usados pelas montadoras ficam próximos ao cais, diferente do que ocorre em outros portos, onde os carros precisam percorrer longas distâncias até os navios. Dessa forma, a ocorrência de acidentes e avarias com este tipo de carga zerou no terminal público. Há quase três anos não há registro de acidentes envolvendo veículos para embarque ou desembarque no Porto.

BOX – Números da movimentação de veículos em Paranaguá

Nesta segunda-feira (20), o navio Koh Jin atracou no Porto de Paranaguá para movimentar 1.339 carros e seguiu para o porto de Zarate, na Argentina. Abaixo, os números de janeiro a julho deste ano:

Veículos exportados
Jan-julho 2007: 67.095 veículos
Jan-Julho 2006: 39.158 veículos
Crescimento: 71,34%

Veículos importados
Jan-julho 2007: 24.674 veículos
Jan-Julho 2006: 11.619 veículos
Crescimento: 112,36%

AEN
Foto:Rodrigo Leal/APPA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado