Economia

Governo e Câmara acertam criação de grupo para estudar redução de tarifas bancárias
20-06-2007 19:57

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados fecharam hoje (20) acordo para criação de um grupo de trabalho para discutir mecanismos de redução das tarifas bancárias.


Os dois ministros participaram de audiência pública para discutir possíveis irregularidades na cobrança de tarifas bancárias a alteração na rentabilidade das cadernetas de poupança.

Durante a audiência, Mantega deixou claro que os assuntos preocupam o governo, que está disposto a resolvê-lo: "Estamos dispostos a arregaçar as mangas para resolvê-los e melhorar as condições da população brasileira, que faz jus a participar do sistema financeiro", disse ele.


Para Mantega, a proposta apresentada na Câmara dos Deputados de realização de um trabalho conjunto entre a Comissão de Defesa do Consumidor da Casa e a área econômica é um passo importante para que sejam encontradas soluções para o problema das tarifas bancárias no país.

Sobre a redução do rendimento da poupança desde março último, Mantega justificou a medida como a única forma de evitar a fuga dos aplicadores dos fundos de investimentos, que começavam a apresentar rendimentos menores com a queda das taxas de juros. "O rendimento da poupança estava com um rendimento elevado e havia um afluxo de investidores não habituais para as cadernetas", afirmou.

De acordo com o ministro, a principal preocupação do governo continua sendo estimular os investimentos no setor produtivo e, por isso, o Banco Central tem reduzido as taxas de juros.

"Nós temos que estimular a atividade produtiva. Temos reduzido as taxas, e não seria diferente com a poupança, que hoje é uma das mais altas que temos", disse o ministro.

Guido Mantega garantiu, no entanto, que a mudança não irá prejudicar as cadernetas de poupança, tampouco a rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).


Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado