Economia

Governo vai isentar ICMS para produtores de uva e derivados
14-09-2007 18:19

O governador Roberto Requião anunciou esta semana, em Campo Largo, que vai assinar, nos próximos dias, decreto concedendo isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos segmentos envolvidos com a vinicultura no Estado. O objetivo é incentivar a cultura da uva e a produção de vinhos e outros derivados, como sucos e geléias.

“Estamos preparando o decreto que vai eliminar o ICMS da vinicultura paranaense. Queremos estimular esse setor”, destacou o governador para uma platéia formada principalmente por moradores da zona rural de Campo Largo, onde se produz vinho da melhor qualidade.

Requião destacou que o decreto vai beneficiar não só Campo Largo, mas outras regiões produtoras do Estado, como Colombo, União da Vitória, Marialva, Rolândia, Londrina e Toledo. “A produção do Paraná ainda é pequena, porém entrou numa fase crescente nos últimos anos, principalmente na Região Metropolitana de Curitiba, no Oeste, Sudoeste e Centro Sul”, informou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.

Segundo Bianchini, o Paraná vai dar os mesmos incentivos que o governo do Rio Grande do Sul, principal produtor de vinhos do país, oferece à cadeia produtiva naquele estado. “Queremos transformar o Paraná num grande produtor de vinhos, sucos e geléias de uva”, afirmou o secretário, que pretende envolver nesta parceria técnicos da Emater, Iapar e Embrater, bem como a iniciativa privada, com o objetivo de colocar à disposição dos produtores paranaenses a mais avançada tecnologia do setor.

Escola - O governo do Estado pretende implantar na Embrapa/Floresta, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, uma escola de uva e vinho. O curso será uma extensão da escola de Bento Gonçalves (RS). “Vamos providenciar a instalação de laboratórios, adega e experimentos, com o objetivo de preparar nossos técnicos e produtores para este grande desafio. Além do mais, o governo do Paraná pretende colocar linhas de crédito mais acessíveis à disposição dos produtores, para a implantação de parreirais e produção de derivados da uva”, revelou Bianchini.

O secretário diz que, mesmo não contando com uma grande produção, o Paraná é sede da maior empresa privada produtora de vinhos de mesa do Brasil. Situada em Campo Largo, a empresa possui filial em São Marcos, na Serra Gaúcha, onde está concentrada toda a sua produção de uva. A estrutura possibilitou à vinícola atingir a marca de produção de mais de 23 milhões de quilos de uva, envolvendo cerca de 1,1 mil famílias trabalhando com exclusividade para ela. O parque de engarrafamento, situado em Campo Largo, tem capacidade para envasar até 37,5 mil garrafas por hora.


AEN
Foto:SECS
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado