Economia

Inflação oficial fica em 0,28% em junho
06-07-2007 17:31

Rio de Janeiro - A inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o mês de junho em 0,28%. O índice foi o mesmo do mês anterior, que também ficou em 0,28%.

Em relação ao mesmo período de 2006, quando o IPCA registrou deflação de 0,21%, houve alta de 1,54%. De acordo com os dados divulgados hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado acumulado no ano é de 2,08%. O IPCA é usado pelo Banco Central como referência para a definição das metas de inflação.


Neste levantamento, o grupo alimentação e bebidas foi o que exerceu maior pressão sobre o resultado final. A alta nesses produtos foi de 1,09% em junho, influenciado principalmente pelos preços do leite, que subiram 12,40%, de acordo com o IBGE, em função da menor oferta registrada no período. Em conseqüência, os derivados também apresentaram alta: leite em pó (3,45%), queijos (2,77%), leite condensado (2,74%) e creme de leite (1,61%).

O levantamento do IBGE apontou ainda aumento nos preços do feijão carioca (15,73%) e dos ovos (4,93%). Também houve avanços significativos nos preços dos artigos de vestuário (0,91%) e nos salários dos empregados (1,11%) no mês de junho.

Em movimento inverso, a pesquisa apurou queda de 1,69% nos combustíveis. O IBGE informou que a maior produção de cana-de-açúcar favoreceu a redução nos preços do álcool nas usinas. O preço do litro do álcool combustível nas bombas sofreu queda de 12,35% e foi a menor contribuição individual em junho para o resultado do IPCA. Os menores preços observados no álcool também contribuíram para o recuo nos preços da gasolina, que apresentaram queda de 0,77%.

Entre as regiões metropolitanas, a do Rio de Janeiro registrou a maior taxa (0,37%), influenciada pela alta de 2,62% nos salários dos empregados domésticos. Por outro lado, o menor resultado ficou com Fortaleza (-0,09%), onde os alimentos apresentaram queda de 0,24%.

Para calcular o IPCA, o instituto considera o consumo das famílias com renda entre um e 40 salários-mínimos, em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em nove regiões metropolitanas do país, além do município de Goiânia e de Brasília.

O resultado do IPCA foi obtido a partir dos preços coletados no período de 29 de maio a 27 de junho e comparados com os preços vigentes no período de 28 de abril a 28 de maio.

Thaís Leitão
Repórter da Agência Brasil
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado