Economia

Lula diz que governo trabalha para que indústria brasileira produza motor a biodiesel
11-02-2007 02:38

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Brasília - A partir do ano que vem, o governo federal vai determinar a adição de 2% de biodiesel na composição do óleo diesel utilizado no país, e a meta de elevar esse percentual para 5% em 2013 será antecipada para 2010. A informação é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inaugurou hoje (10) uma usina de biodiesel em Iraquara (BA). ”E estamos trabalhando para que um dia a indústria brasileira possa produzir um motor a biodiesel, para não ter de fazer mistura”, disse.

A empresa, da Brasil Ecodiesel, vai beneficiar 35 mil famílias de agricultores da região que produzem matéria-prima como mamona, soja e girassol. O biodiesel é uma forma de energia limpa e renovável, derivada de sementes oleaginosas ou gorduras animais. Sua utilização permite a redução de 78% nas emissões de dióxido de carbono, apontado como o principal causador do aquecimento global. “O Brasil saiu na frente. A Petrobras tem pesquisa, as empresas particulares têm pesquisa”, afirmou o presidente.

O percentual de 2% de biodiesel no óleo diesel é destinado ao funcionamento de máquinas industriais. Para veículos de frotas, o uso do biodiesel é autorizado em qualquer percentual. Além do beneficio ecológico, o presidente Lula ressaltou que o programa de biodiesel brasileiro garante a geração de emprego e renda, especialmente para as populações mais carentes. “Esse programa foi pensado para o Brasil inteiro, mas, sobretudo, para ter uma função social de atender às necessidades das partes mais pobres deste país, principalmente no Nordeste e no Norte, no semi-árido brasileiro”, disse. “Isso aqui foi pensado com a cara do povo sofrido do nosso país”, acrescentou.

O presidente Lula ressaltou que um grupo de trabalho será criado para aperfeiçoar o programa de biodiesel. “Isso aqui não pára mais. Daqui prá frente, a gente vai produzir cada vez mais”, afirmou.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado