Economia

MCT e Eletrobrás querem substituir produtos importados no setor de energia
27-02-2006 00:37

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – A Eletrobrás irá destinar R$ 3 milhões, por meio da Rede Brasil de Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, para substituição de produtos importados por similares nacionais. Em entrevista à Agência Brasil, o chefe do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial da Eletrobrás, Ronaldo Lourenço, revelou que foi assinado um protocolo entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério de Minas e Energia e a Eletrobrás para criação de um processo de nacionalização.

O objetivo é identificar nos setores de geração e transmissão de energia elétrica os produtos e sistemas que estão sendo importados, mas que poderiam ser nacionalizados. "Nós buscamos a universidade, o centro de pesquisa e o fabricante nacional e tentamos fazer uma rede, de tal maneira que possamos nacionalizar esse produto", explicou.

O projeto conta com recursos também da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao MCT. Segundo informou Ronaldo Lourenço, a carteira de projetos que já estão sendo iniciados é bem ampla e envolvem os estudos incluídos na chamada pública feita pela Finep em 2005.

Entre eles, o representante da Eletrobrás destacou o desenvolvimento de um qualímetro (analisador de energia elétrica) de alta performance, o sistema eólico para integração à rede elétrica pública, sensores de fibra óptica para monitoração de hidrogeradores, e robôs para inspeção de linhas de transmissão.

Ao todo foram recebidos 60 projetos, dos quais a Finep e a Eletrobrás aprovaram e autorizaram dez. Ronaldo Lourenço disse que já estão sendo efetuados contatos com universidades e centros de pesquisa conveniados com a Eletrobrás para desenvolver os projetos.

POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado