Economia

Modernização do Porto de Paranaguá dá segurança ao escoamento de safra recorde
25-09-2007 14:25

Os investimentos feitos em infra-estrutura pelo no Porto de Paranaguá e sua modernização para atender com eficiência e produtividade a demanda da produção agrícola brasileira foi destaque no programa “Conta Corrente”, veiculado pelo canal Globonews.

Estimativas apontam colheita recorde de grãos na safra 2007, que impulsionará as exportações, principalmente pelo Porto de Paranaguá, líder nacional no segmento. “A produção nacional de grãos bate recorde e o Porto de Paranaguá, no Paraná, maior exportador de grãos do País, se moderniza para melhorar o desempenho e atender à intensa procura”, narra o apresentador Sidney Rezende, na chamada da reportagem.

A matéria, de três minutos de duração, mostrou o caminho percorrido pelos grãos quando chegam a Paranaguá. Depois de passar pelo Pátio de Triagem, que na atual administração recebeu importantes investimentos em segurança e infra-estrutura, os caminhoneiros seguem para os armazéns, que os esperam para descarregar os grãos. A viagem é feita várias vezes durante a semana, sem que o caminhoneiro enfrente filas na BR-277.

“Uma das mudanças mais significativas dos últimos anos foi o fim das longas filas de caminhões que se formavam esperando para descarregar no Porto. Neste período de safra, em média 3 mil caminhoneiros descem a Serra (do Mar) todos os dias em direção ao Porto de Paranaguá. E o motivo das filas era a demora para a negociação das cargas. Só que agora, diferente do que acontecia antes, para entrar no Pátio de Triagem é preciso que os caminhões tenham a carga negociada com os exportadores”, explica o repórter Alex Barbosa.

Os 25 quilômetros das vias de acesso, antes esburacadas e que receberam pavimentação em concreto, foram apontadas como uma das obras que ajudou na logística portuária e que se somará aos demais investimentos realizados pela atual administração, como as melhorias no cais comercial, a ampliação da capacidade da ensilagem no terminal público e de pontos de atracação.

Entre janeiro e 20 de setembro de 2007, as exportações de soja pelo Porto de Paranaguá cresceram 5%, de farelo 15% e de milho 28% comparadas ao mesmo período do ano passado. Para atender esta demanda, segundo a reportagem, o Porto vem realizando medidas para acompanhar o ritmo do campo e de safras ainda maiores. “Continuamos nosso programa de investimentos para melhoria da infra-estrutura portuária”, finalizou o diretor-administrativo da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza.

AEN
Foto Rodrigo Leal-APPA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado