Economia

Norte, Centro-Oeste e estado de São Paulo alavancaram empregos da indústria em agosto
13-10-2006 21:56

Norma Nery
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Pesquisa Mensal de Emprego e Salário, divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que as regiões Norte e Centro-Oeste e o estado de São Paulo foram as que mais contribuíram para a geração de empregos no mês de agosto. Os principais nos setores econômicos geradores foram alimentos e bebidas (6,6%), refino de petróleo e produção de álcool (16,4%) e máquinas, eletroeletrônicos e de comunicações (3,5%).

Na comparação dos meses de agosto de 2006 com 2005, o número de trabalhadores na indústria cresceu em 11 dos segmentos investigados e em oito dos 14 locais pesquisados. A taxa de emprego industrial de agosto apresentou uma ligeira queda de 0,1% em relação a julho, quando ocorreu um crescimento de 0,3%. Segundo o IBGE, o dado mostra estabilidade no período. Na comparação com agosto de 2005, a taxa avançou 0,2%. No acumulado do ano, retrocedeu 0,4%.

A pesquisa não aponta para uma queda do índice segundo avaliação do economista do IBGE André Luís Macedo. ”Esse recuo de –0,1% tem que ser relativizado com o crescimento do mês anterior (julho). Na passagem desses dois meses o que se observa é muito mais um sinal de estabilidade para o emprego e um ligeiro acréscimo no saldo desse período”, explicou.
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado