Economia

Novo ministro boliviano conduzirá negociações para assinatura de novos contratos
16-09-2006 15:52

Agência Brasil

Brasília - O novo ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, que tomou posse ontem (15) à noite, em La Paz, deverá conduzir as negociações para assinatura dos novos contratos com as empresas petrolíferas que atuam no país.


Segundo a Agência Boliviana de Informações (ABI), os contratos deverão entrar em vigor a partir de 1º de novembro. As negociações, que deveriam prosseguir hoje (16), foram suspensas e deverão ser retomadas segunda-feira (18).


Ex-ministro do Planejamento e Desenvolvimento, Villegas substitui Andrés Soliz Rada, que renunciou ao cargo nesta quinta-feira. Na mesma solenidade em que Villegas assumiu o cargo, tomou posse o novo ministro do Planejamento, Hernando Larrazabal.



Em carta divulgada ontem pelo Ministério de Hidrocarbonetos, e Energia da Bolívia, o ex-ministro Andrés Soliz Rada informa ao presidente Evo Morales que deixa o cargo "por razões pessoais”. Na carta, Rada diz que a nacionalização das reservas de gás e petróleo do país “impulsionou de forma decisiva o processo de recuperação da dignidade e auto-estima" do povo boliviano. Segundo ele, o processo de nacionalização significa ainda o ingresso de US$ 200 milhões nos cofres do país. Ele se referia ao valor que as companhias estrangeiras de petróleo "iriam colocar em ações nas bolsas de valores como se fossem delas”.


POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado