Economia

Paraguai vai construir um terminal de líquidos no Porto de Paranaguá
03-07-2007 12:11

A Administração Nacional de Navegação e Portos do Paraguai (ANNP) protocolou nesta segunda-feira (2) na Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) o projeto técnico para implantação de um terminal de líquidos no Porto de Paranaguá. O terminal será capaz de escoar por dia 17,5 mil toneladas de álcool, etanol e biocombustíveis paraguaios. Serão 17 tanques com capacidade estática de 97,5 mil metros cúbicos de líquidos. “Para nós é muito importante ter um canal de saída para estes produtos que, no futuro, terão um potencial muito grande”, diz o presidente da ANNP, Omar Pico Insfrán.

O projeto apresentado pela ANNP precisa passar pela aprovação da Appa, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), do Ibama e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo Insfrán, após a provação, as obras devem começar em 60 dias. Dividido em três etapas, o projeto custará cerca de US$ 15 milhões e a expectativa é que a primeira etapa – orçada em US$ 5 milhões – seja concluída em 15 meses.

Juan Pablo Esteche, diretor do entreposto franco do Paraguai em Paranaguá, disse que a entrega do projeto marca o início do compromisso assumido pelo presidente paraguaio, Nicanor Duarte, durante a visita do superintendente da Appa, Eduardo Requião, ao país no mês de fevereiro. “O Paraguai necessita de uma saída de líquidos e vontade manifesta pelos dirigentes da Appa em nos receber nos dá uma oportunidade única de crescimento”, disse.

Para o superintendente da Appa, Eduardo Requião, a presença paraguaia no Porto de Paranaguá reforça a credibilidade dos portos paranaenses. “Isso demonstra transparência absoluta e reforça os valores do Mercosul. O terminal paraguaio estava trabalhando com modéstia em Paranaguá em função dos custos elevados de transporte. Com o terminal, o Paraguai se beneficia e beneficia todos dentro do mesmo projeto”, disse.

Âgência Estadual de Notícias
Foto:Rodrigo Leal/APPA
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado