Economia

Paraná lidera crescimento de horas pagas aos trabalhadores
14-08-2007 14:11

O número de horas pagas para os trabalhadores nas indústrias do Paraná cresceu 2,6% durante o mês de junho deste ano em relação a igual período de 2006. O resultado deixou o Paraná na liderança nacional, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional foi calculada em 1,46%.

A pesquisa revelou ainda que, nos estados da região Sul do Brasil, Santa Catarina registrou aumento de 1,26% no número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, e o Rio Grande do Sul sofreu um recuo de 0,24% no total de horas pagas.

“A indústria está num excelente momento no Paraná. É responsável pela criação de quase 50% de todos os empregos que foram gerados no estado, durante o primeiro semestre deste ano, e os números divulgados pelo IBGE vêm completar essa informação, trazendo mais detalhes sobre essa expansão do setor”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.

De acordo com a pesquisa, entre os segmentos que contribuíram para o aumento no número de horas pagas na indústria paranaense, o de meios de transporte, que apresentou crescimento de 28,5%, liderou o crescimento.

No período compreendido entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Paraná também registrou crescimento acima do nacional, aumentando 2,64% o total de horas pagas para os trabalhadores da indústria enquanto o Brasil cresceu 1,28%.

FOLHA E OCUPAÇÃO – A pesquisa avalia ainda o desempenho no valor da folha de pagamento e no número de trabalhadores ocupados na indústria. Na análise do valor da folha de pagamento, a pesquisa do IBGE aponta um crescimento de 3,05% no Paraná durante o mês de junho de 2007 em relação ao mesmo mês do ano anterior. No período acumulado entre os meses de janeiro a junho, o aumento foi de 3,04%.

Em relação à ocupação nas indústrias paranaenses, a pesquisa indica um aumento de 1,99% em junho deste ano, comparando com igual período de 2006. Durante o primeiro semestre deste ano, o aumento na ocupação dos trabalhadores da indústria 2,03% no Paraná. No Brasil, esse crescimento ficou em 1,57%, comparado com o mesmo período de 2006.

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário é divulgada mensalmente pelo IBGE, e mostra indicadores de curto prazo, relativos às atividades industriais. Abrange as Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Os dados são informados pelas empresas que possuem unidades locais registradas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

AEN
POW INTERNET
<

Nenhum item encontrado